Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Dr. Solano de Abreu (Abrantes)

Idade dos alunos:
Alunos do 12º ano Turma G. 17 anos

Memória descritiva:
Memória Descritiva e Justificativa
Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes
Muros com vida na Escola Básica e Secundária Dr. Solano de Abreu
A turma de 12º ano assumiu este projeto como parte de melhoria estética do recinto escolar, tendo em atenção sensibilizar a população escolar para a preservação da natureza e o equilíbrio dos ecossistemas.
Neste sentido, tratando-se de uma pintura exterior, teve-se em conta a grande dimensão espacial do recinto, onde se encontra enquadrada.
Além de se trabalhar a expressão artística e a criatividade, também se pretendeu promover uma mensagem de alerta para o modo como a humanidade trata o planeta e nomeadamente os oceanos, sublinhando os comportamentos desajustados e irresponsáveis do ser humano em relação ao seu território.
Esta composição foi elaborada pelos envolvidos no projeto, que primeiro realizaram um esboço da composição final. De seguida foi transferida para a parede utilizando-se a ampliação.
Após transferida todos os elementos os alunos, organizados em dois grupos de trabalho, iniciaram o processo de pintura, utilizando tintas aquosas, aplicando com rolos e pincéis. Todo o material foi atribuído pela Autarquia.
Foi uma atividade que não só promoveu o desenvolvimento artístico como a partilha, o convívio e o interesse de toda a população educativa.
Os alunos do 12º G, do Curso de Artes Visuais

Trabalho final:

Preservar os oceanos

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O Mar e a poluição

Que Espécies estão representadas na pintura?
Um barco- atividade humana e uma das formas mais agressivas de poluição das ecossistema marinhos
Golfinho
Pretendeu-se promover uma mensagem de alerta para o modo como a humanidade trata o planeta e nomeadamente os oceanos, sublinhando os comportamentos desajustados e irresponsáveis do ser humano em relação ao seu território.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas pinceis e rolo

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município apoiou este projeto desde o inicio
Forneceu todo o material necessário.