Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira (Abrantes)
Idade dos alunos:
Os alunos que participaram apresentam catorze e quinze anos.
Memória descritiva:
Aos alunos do 9º J foi lançado o desafio para realizarem a pintura de um muro interior da escola baseada na paisagem da floresta temperada, apelando à biodiversidade vegetal e animal.
Em sala de aula, um grupo de alunos responsabilizou-se por planear e desenhar os elementos vegetais e animais numa folha de papel cavalinho A3. Seguidamente outro grupo de alunos e depois de fazerem a seleção dos materiais e cores a utilizar pintaram o desenho em tons de verde para o fundo e vegetação e castanhos para os troncos das árvores. Outro grupo de alunos responsabilizou-se por desenhar os animais na paisagem.
Passou-se para o trabalho de rua e depois de efetuarem a mistura de tintas, para chegarem ao tom desejado, começaram por pintar o fundo de verde claro, a vegetação de um tom de verde mais escuro e para os troncos das árvores para contrastar usaram dois tons de castanho. Finalmente foram desenhados os animais a introduzir na paisagem ( raposa, saca- rabos, águia, lagartixa, javali, borboletas,ouriço e coelho) e com o acompanhamento da professora de Educação Visual, foram pintados na paisagem e nas suas cores naturais.
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
Floresta temperada
Que Espécies estão representadas na pintura?
Saca-rabos, águia, ouriço cacheiro, raposa, coelho, borboletas, lagartixa e javali.
Materiais utilizados na pintura:
Tintas Sotinco de várias cores e pincéis de vários tamanhos.
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O município forneceu as tintas e ofereceu sempre a sua ajuda para o que fosse necessário.