Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária de Loulé (Loulé)

Idade dos alunos:
16-17 anos

Memória descritiva:
Proposta para Projeto MUROS COM VIDA – Eco-escolas
Escola Secundária de Loulé
Proposta de intervenção sobre o muro limite a Norte do espaço exterior da Escola Secundária de Loulé, o qual confina com a «MATA» pública.
Dimensões: comprimento -2,65 m
altura- 1,65 m
Estado da superfície a ser pintada: - irregular (o ideal seria que fosse rebocada, antes de se aplicar o primário). A terragem da Mata avança sobre o muro pelo que, quando chove, a água escorre
diretamente sobre a sua superfície, o que pode pôr em causa a boa conservação da futura pintura.
Ideia subjacente ao projeto: Dada a extensão das suas dimensões, o trabalho de pintura será
realizado em diversas etapas e por diversas turmas. Como estrutura compositiva, que garanta a unidade
formal e plástica de toda a intervenção, concebeu-se como base o desenho geométrico. Simboliza o processo em cadeia em que tudo estávimplicado entre si, tal como assentam os próprios ecossistemas, vem que todos os elementos são importantes e interdependentes entre si. Se perdemos as abelhas, perdemos a flora dependente da sua polinização que por sua vez...etc.
Os espaços criados serão preenchidos com os motivos, alusivos às espécies em perigo de extinção. A
interpretação e expressão gráfica depende do grupo de alunos interveniente.
Técnica de pintura: pincel
Material: Tinta – primário branco, rolos, tintas.
1ª etapa: Este projeto foi iniciado com a turma 10ºUd (curso profissional de Design Gráfico) de 2021-2022 quer nos estudos, discussões sobre as ideias e na confeção da proposta, quer como pintores/artistas da 1º
etapa de realização.
As professoras
Josefina Gamito e Lucília Pires

Trabalho final:

Muros com Vida na ESLoulé

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Litoral e Barrocal

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies autóctones ameaçadas da região da escola.

Materiais utilizados na pintura:
Pincéis, rolos, trinchas tintas à base de água eco-friendly

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município facultou todos os materiais necessários bem como grandes chapéus de sol para que os alunos não sentissem desconforto durante a realização do mural.