Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

Idade dos alunos:
4-10 anos

Memória descritiva:
O nosso muro ganhou vida, era triste, cinzento e agora, bem na frente da porta da entrada da escola, não deixa ninguém indiferente, seja quem sai ou quem entra.
O Muro representa a preocupação das nossas crianças com a preservação da Biodiversidade nos vários ecossistemas, terrestre e marinhos. Estão representadas várias espécies de animais e que de certa forma estão em perigo, caso não mudemos as nossas atitudes.
Os alunos tiveram conhecimento da atividade “Muros com vida” e começaram a trabalhar, na elaboração da imagem a ser pintada. Criaram, nas aulas de expressão plástica, de forma criativa, vários desenhos, que pudessem vir a ser pintados no muro, na tentativa de sensibilizar e alertar para a importância da preservação da Biodiversidade para o equilibriodo planeta. De entre os vários trabalhos foi feita uma pré-seleção pelos docentes de cada turma e posteriormente foram levados a votação ao Conselho Eco-Escolas que escolheu a imagem que seria pintada e submetida a concurso. O Muro situa-se no recreio da escola, perto da porta de entrada e foi pintado com o apoio da autarquia.

Trabalho final:

O nosso muro com vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
terrestre e marinhos

Que Espécies estão representadas na pintura?
girafa
formigas
borboleta
abelha
tigre
tucano
serpente
grilo

Materiais utilizados na pintura:
Primário branco
tintas de várias cores
pincéis
giz

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Municipio forneceu as tintas para pintarmos o muro.