Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI de Marinhais (Salvaterra de Magos)

Idade dos alunos:
Pré-escolar-3,4,5,6 anos e 1º Ciclo-6,7,8,9,10 anos

Memória descritiva:
Tema: O Arboreto da Mata Nacional do Escaroupim
No âmbito do Programa Eco-Escolas, aceitamos o desafio de aderir ao projeto “Muros com Vida”, motivados pelos objetivos de promover um novo olhar sobre os territórios, centrados na arte; o incentivo à preservação e valorização do espaço público, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola; com o enfoque na preservação/recuperação de ecossistemas e valorização do aspeto estético do recinto escolar e/ou do espaço público do município.
A escolha do tema, teve em conta esta lógica, naturalmente, e depois de alguma pesquisa, foi consensual o arboreto da Mata Nacional do Escaroupim. Descobrimos que existem nesta mata mais de 150 espécies de eucalipto. Este arboreto foi instalado em 1953 numa área de 440 hectares, que acolhe vários “campos de experimentação”.
Segundo a agência Lusa, em entrevista ao chefe da divisão de Gestão Florestal da Direção Regional de Florestas (DRF) de Lisboa e Vale do Tejo, Vasco Costa, “esta mata visa a produção florestal, mas a investigação é decisiva”. O exemplo mais recente foi a protocolo assinado com a Faculdade da Universidade de Lisboa, que visa a extração de óleos essenciais de folhas de 20 espécies diferentes de eucaliptos, para a utilização nas indústrias farmacêuticas e de perfumes.
Outra curiosidade acerca do arboreto, é o facto das folhas destes eucaliptos alimentarem os Coalas do Jardim Zoológico de Lisboa. Todas as segundas, quartas e sextas feiras, uma carrinha percorre 67 km para garantir que os Coalas do Jardim de Zoológico de Lisboa tenham comida fresca.
Chegámos ao momento da criação do “protótipo” e eis que surgiu um esboço,
tendo sido distribuído pelos alunos do 3º e 4º anos que,
a partir dessa base, criaram o trabalho final.
Todas as crianças que frequentam este estabelecimento de ensino participaram na pintura do mural.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
No âmbito do Programa Eco-Escolas, aceitamos o desafio de aderir ao projeto “Muros com Vida”, motivados pelos objetivos de promover um novo olhar sobre os territórios, centrados na arte; o incentivo à preservação e valorização do espaço público, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola; com o enfoque na preservação/recuperação de ecossistemas e valorização do aspeto estético do recinto escolar.

Que Espécies estão representadas na pintura?

Materiais utilizados na pintura:
Foi utilizada a técnica da esquadria para ampliar o desenho. Nesta fase fase recorremos ao professor de Educação Artística para nos ajudar nesta tarefa. Quanto aos materiais utilizados: Lápis de carvão, borracha, tintas aquosas para exterior de varias cores, trinchas e pincéis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A proposta para integrar o Programa Eco-Escolas veio do Município.
Depois de escolhido tema, elaborado o esboço pelos alunos das turmas do 3º e 4 º anos, foi selecionado este trabalho. A coordenadora do Centro Escolar de Marinhais, que também é a coordenadora do projeto neste estabelecimento de ensino, informou o Município e solicitou os materiais supra utilizados para a realização da pintura no mural -Muros com Vida.