Escola Básica de Castro Daire (Castro Daire)
Idade dos alunos:
Idades compreendidas entre 11 e 13 anos.
Memória descritiva:
As pinturas realizaram-se no muro do recinto escolar da Escola Básica de Castro Daire.
O projeto foi lançado pela professora Coordenadora do Eco-Escolas na Escola Básica, que após diálogo com os representantes do Município e com o diretor do Agrupamento, convidou os colegas do grupo de recrutamento 240 a participarem com as quatro turmas do 5º ano.
Posteriormente, existiu uma reunião entre os vários intervenientes para se discutir o tema.
O trabalho foi desenvolvimento por várias etapas:
1. Situação — intervenção, contribuindo para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies;
2. Enunciado — Realização de pinturas no muro do recinto da Escola Básica de Castro Daire relativas à borboleta azul das turfeiras, uma espécie frágil e pouco tolerante a modificações do ecossistema, necessitando de condições ecológicas específicas para sobreviver;
3. Investigação — recolha de textos e imagens pertinentes: borboletas e gencianas;
4. Projeto — elaboração propostas para pintura através do desenvolvimento de registos gráficos de formas de borboletas e gencianas, simplificação da forma e estudo cromático.
A linguagem visual, estruturas modulares – módulo/padrão como ponto de partida para a criação de soluções, hipóteses ritmadas através do recurso a ampliações, simetrias, repetições, rotações.
Escolha de uma solução [composição a pintar];
5. Realização — desenho dos contornos após a regularização do muro [fundo] pelo município de Castro Daire, recorrendo a imagens projetadas [ampliadas];
Pintura da composição do muro.
No ano letivo 2021/2022, o projeto de pintura comtempla cerca de 40 metros de muro, troço contíguo à Estrada Nacional n.º 2, dos 130 metros da sua totalidade que terão abordagem semelhante no próximo letivo seguinte.
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
A pintura representa um microssistema inserido no ecossistema terrestre -Turfeiras. Há a referir a existência de uma grande biodiversidade nestes ecossistemas, onde destacamos a borboleta azul das turfeiras, pela sua raridade e beleza, as gencianas das turfeiras e as formigas por estarem intimamente relacionadas no ciclo de vida desta borboleta, em suma, está representado um microssistema a proteger.
As borboletas, desta espécie, requerem circunstâncias muito próprias para a sua sobreviência, tratando-se de uma espécie frágil e pouco tolerante a modificações do ecossistema, necessitando de condições ecológicas específicas. Após acasalamento a fêmea coloca os ovos na genciana das turfeiras. Os ovos demoram alguns dias a eclodir e as recém-nascidas lagartas perfuram o botão floral da planta para se alimentarem do seu interior. Quando estas se encontram num estado de desenvolvimento adequado para abandonarem a planta caem para o solo onde ficam a aguardar até serem encontradas por formigas do género Myrmica. Este encontro entre lagartas e formigas é promovido pelos químicos superficiais (alomonas) emitidos pelas lagartas de forma a fazerem-se passar por larvas das formigas e serem transportadas pelas mesmas para os seus ninhos, onde são alimentadas e cuidadas até a lagarta estar totalmente desenvolvida e transformar-se em pupa. Quando o adulto emerge ainda dentro do ninho, este tem de empreender uma fuga para o exterior no menor tempo possível de maneira a evitar ser reconhecida pelas formigas como um intruso.
Que Espécies estão representadas na pintura?
Borboleta azul das turfeiras – Phengaris alcon, é um inseto cujo corpo da borboleta já adulta é constituído por três diferentes partes: a cabeça, o tórax e o abdómen. A cabeça é composta pelo aparelho bucal denominado de tromba, que é uma estrutura tubular enrolada em espiral, que se desenrola para sugar o néctar de flores, água do orvalho, seivas e algumas secreções, visto que os adultos não têm necessidade de mastigar estes não possuem mandíbulas para mastigação. A cabeça da borboleta é, também, constituída pelas estruturas sensoriais, sendo estas os olhos e as antenas. Os olhos são hemisféricos compostos por inúmeras facetas ou omatídios que recebem a imagem ao redor como um puzzle, para ser formada pelo cérebro do insecto na imagem real. As antenas são órgãos sensitivos que funcionam como o olfacto e o tacto da borboleta.
No tórax, a borboleta possui três pares de patas para a sua locomoção, possui também quatro estruturas membranosas flexíveis ligadas ao tórax, ou seja, as asas, com dois pares superiores e dois inferiores simétricos denominadas de asas anteriores e posteriores respetivamente. Estas apresentam uma coloração de tons pardos entre o bege e o castanho, com pintas num tom mais escuro na região inferior do exterior das asas, porém a região superior das asas tem uma forte coloração azul.
No seu estádio larvar depende do apoio de certas formigas; como tal é designada como uma espécie mirmecófila.
Genciana das turfeiras – Gentiana pneumonanthe, uma planta herbácea da família Gentianaceae e género Gentiana, comum em turfeiras de altitude. Floresce entre julho e novembro, apresenta uma flor azul arroxeada, com pintas esbranquiçadas e um pequeno núcleo de tom amarelado.
Formigas – insetos do género Myrmica. Apresentam cor avermelhada, com pigmentação ligeiramente mais escura na cabeça. Estas formigas vivem sob pedras e árvores caídas e no solo.
Materiais utilizados na pintura:
- marcadores de acrílico de ponta fina e grossa – cores: verde, azul, violeta, bege, castanho e amarelo;
- tinta aquosa acrílica de exterior – cores: verde, azul, violeta, bege, amarelo, castanho e branco;
- trinchas ¼ de polegada, ½ de polegada e 1 polegada;
- pincéis de 20 e 24.
- tinta branca
- andaimes, escadotes e guarda sol;
- tinta aquosa acrílica de exterior – cores: verde, azul, violeta, bege, amarelo, castanho e branco;
- trinchas ¼ de polegada, ½ de polegada e 1 polegada;
- pincéis de 20 e 24.
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município mostrou-se logo recetivo à ideia de participar no concurso, inscrevendo-se e convidando-nos a participar.
Esteve sempre atento a todas as fases do projeto e às nossas necessidades.
Fez algumas obras de manutenção e restauração do muro.
Pintou o fundo de branco, como lhes foi solicitado.
Facultou os materiais utilizados na pintura.