Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Básica de Oliveira S. Mateus (Vila Nova de Famalicão)

Idade dos alunos:
3 aos 12 anos

Memória descritiva:
O Projeto “Muros com Vida” enquadrado nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores, motivou os alunos da EB de Oliveira S. Mateus, em diversas atividades de pintura no recinto exterior da escola.
Várias foram as mensagens colocadas pelos alunos ao longo das suas pinturas, com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade escolar e educativa para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres.
O espaço Exterior, com arte, transformou-se num espaço de contemplação, colaboração, partilha e comunicação de princípios de sustentabilidade, cidadania, arte e respeito pelo mundo que nos rodeia e que precisa, urgentemente, de atitudes como as dos nossos meninos e meninas de Oliveira S. Mateus.
O município de Vila Nova de Famalicão colaborou com a escola no envio de tintas e alguns pinceis para as pinturas.
Os alunos fizeram previamente, protótipos do mural que pretendiam. Em pequenos grupos e em articulação pedagógica por idades e saberes, os alunos ajudaram-se entre si (desde a educação Pré-escolar ao 1.º CEB), com a supervisão e colaboração dos adultos (Assistente operacionais; prof. de Apoio, Prof/ED Titular de grupo/turma).
Usaram várias tintas de cores e texturas diferentes, recorrendo também a recursos materiais e técnicas diversificadas (pintura com os dedos; pinturas com esponjas; pinturas com pinceis; pinturas de sopro …).

Trabalho final:

Imagem das pinturas nos muros exteriores da escola

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema Terrestre

Que Espécies estão representadas na pintura?
- Fauna e flora da região;
- Mensagens de alerta para a prevenção de desiquilíbrios no ambiente e a vontade de contribuir para a mudança no mundo.

Materiais utilizados na pintura:
- Tintas diversas;
- Pinceis;
- Esponjas e palhas para utilização de técnicas variadas;
- Materiais de limpeza.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
- Ofereceu tintas e pinceis à escola;
- Informou via e-mail e telefone sobre a organização do desafio.