Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Idade dos alunos:
Alunos com idades compreendidas entre os 13 e 14 anos.

Memória descritiva:
Foi lançado o desafio “Muros com Vida” a todas as turmas da escola. Uma professora de Educação Visual resolveu abraçar esta ideia e trabalhou neste desafio com as suas sete turmas de 8º ano. Participaram também alunos de 7º e 9º anos. No total recebemos mais de cento e cinquenta trabalhos. Como no 8º ano, na disciplina de Ciências Naturais, se faz o estudo dos ecossistemas, demos a conhecer aos alunos diferentes ecossistemas de Portugal e partilhamos com a professora de Educação Visual alguns vídeos referentes a parques naturais e zonas protegidas. Depois desta fase de estudo e conhecimento dos ecossistemas portugueses e da sua biodiversidade, os alunos passaram para a fase de elaboração dos trabalhos e realização da memória descritiva dos mesmos.
O trabalho que foi escolhido para ser executado no muro, foi realizado por um aluno do 8º B, David Sister, que escreveu o seguinte sobre o seu trabalho:
“Escolhi um ecossistema de floresta mediterrânica pois é um ecossistema que, infelizmente, está cada vez mais ameaçado. O olho chorando representa o planeta a pedir ajuda depois de ver as coisas incríveis representadas no desenho e como estão a ser destruídas. A biodiversidade representada retrata espécies de animais e vegetação predominantemente de ecossistemas portugueses, nomeadamente a floresta mediterrânica.”
Para a execução da pintura no muro houve várias fases, a saber:
1ª fase- escolha, com elementos da Direção da escola, do muro a ser pintado;
2ª fase- lavagem do muro utilizando mangueira de pressão;
3ª fase- colocação de cimento em alguns buracos e fendas que o muro apresentava;
4ª fase- pintura primária do muro com tinta branca para exterior;
5ª fase- escolha de uma equipa para a realização da pintura (esta equipa incluiu o autor do desenho a representar no muro);
6ª fase- execução da pintura (com supervisão de professores), nos tempos livres dos alunos, durante o mês de maio e junho.

Trabalho final:

Representação de um ecossistema de Portugal (floresta mediterrânica)

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema representado é a floresta mediterrânica, ecossistema presente em Portugal e na Península Ibérica.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies animais- lince ibérico (Lynx pardinus), pintassilgo (Carduelis carduelis), abelhas (Apis mellífera), borboletas.
Espécies vegetais- Azinheiras (Quercus ilex), sobreiros (Quercus suber), ciprestes (Cupressus lusitânica) e plantas herbáceas.
Fungos- Cogumelos (Amanita muscaria).

Materiais utilizados na pintura:
Tintas de diversas cores fornecidas pela autarquia, pincéis, trinchas e rolos.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas (cores primárias) utilizadas na execução da pintura.