Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
Idade dos alunos:
14
Memória descritiva:
Memória descritiva do projeto
O Projeto “Muros com Vida” enquadrar-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”.
Os seres vivos, apresentados no projeto, representam diversas espécies que habitam uma floresta portuguesa.
O ser humano surge como um elemento que vem “salvar” o ecossistema. No mural há uma ambulância que demonstra a necessidade de intervenção do homem na preservação da natureza. O socorrista que presta auxílio às espécies, estando a ser observado pelos animais que mostram agradecimento e ao mesmo tempo esperança.
Este desafio foi lançado aos alunos de uma turma do 9.º ano da Escola de Alfornelos, no decorrer do segundo semestre.
O projeto foi apresentado aos alunos, assim como o muro a ser intervencionado. A escolha recaiu sobre um com muita visibilidade para o exterior da escola. Dimensões 1m x 3,40 m.
Agrupamento de Escolas de Alfornelos – Amadora
Professor coordenador da atividade: Maria Manuela Lopo
Aluna: Bárbara Oliveira 9º A
1ª Fase: Levantamento de situações de poluição; visualização de documentários sobre o tema, debate entre pares;
2ª Fase: Criação de esboços, estudos de cor;
3ª Fase: Realização do projeto final, aplicação de cor;
4ª Fase: Seleção do projeto que representa a escola.
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema mediterrânico: chaparral
Que Espécies estão representadas na pintura?
Raposas, coelhos, águia real, pardais, andorinhas, esquilos, sobreiro, fetos, oliveira.
Materiais utilizados na pintura:
Lápis de cor
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município vai contribuir com as tintas para a realização do mural.