Jardim de Infância de Vila Nova de Anços (Soure)
Idade dos alunos:
dos 3 aos 6 anos
Memória descritiva:
Em primeiro lugar foi explorada a identificação de pequenos animais já avistados no exterior da escola. Assim abelhas, lagartas, caracóis foram os mais avistados.
Depois firam identificadas as principais caraterísticas de cada um deles. A metamorfose e a polinização assim como a importância das suas funções na preservação do ecossistema terrestre.
Depois foi explorada com as crianças que poderíamos pintar alguns desses animais nos muros da escola e que tivessem a valência de virem posteriormente a ser utlizados para jogos lúdicos, nomeadamente através do lançamento de balões e ou bolas às cores, letras ou números como alvos introduzidos na decoração de cada animal.
Em seguida as crianças foram desafiadas a desenharem e colorirem esses animais selecionados em folhas de papel com utilização de guaches sólidos.
Posteriormente com base nesses desenhos das crianças a mãe de uma criança do grupo fez os esboços de modo a que fossem adaptados para os referidos jogos lúdicos.
De seguida desenhou a lápis esses desenhos e em conjunto adultos e crianças pintaram os muros sob orientação.
Esses desenhos eram para serem utilizados como jogos lúdios pela primeira vez no Dia da Criança, mas como o município se atrasou na entrega das tintas serão utilizados posteriormente uma vez que ainda estão em finalização.
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre.
Que Espécies estão representadas na pintura?
ABELHAS E LAGARTAS.
Materiais utilizados na pintura:
tintas de água, trinchas e pinceis
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Participação nas reuniões do Conselho Eco escolas para planificação.
Fornecimento das tintas e trinchas.