Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 de Casal de Santo António (Lousã)

Idade dos alunos:
7-11 anos

Memória descritiva:
Tendo em conta os temas do ano Eco Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, o Conselho decidiu que o espaço exterior da nossa escola poderia ser embelezado com pinturas nos muros interiores. Dado que estas pinturas podiam integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos, os desenhos efetuados (todos com traço infantil) foram escolha dos alunos. Os trabalhos de desenho foram efetuados, essencialmente, pelas professoras e alguns pais que se disponibilizaram a colaborar. Posteriormente, as pinturas foram efetuadas pelos alunos da escola, com as docentes, assistente operacional e pais.

Trabalho final:

Os Muros da nossa escola ficaram ainda mais bonitos e com Vida!

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre (terras agrícolas) e ecossistema marinho (Oceanos).

Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies animais e vegetais de cada um dos ecossistemas.

Materiais utilizados na pintura:
Grafite, carvão, tintas plásticas (para exterior e interior), trinchas, pincéis e rolo.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A Junta de Freguesia de Serpins acedeu ao pedido das docentes da escola para lavar e pintar, de branco, os muros do recinto escolar, antes do início dos trabalhos de desenho e pintura.
Por sua vez, a Câmara Municipal da Lousã facultou à escola todas as tintas e os outros materiais utilizados nas pinturas, assim como os stencils com os logotipos a incluir no trabalho.
De salientar, a prestabilidade da técnica da autarquia responsável pelo programa Eco Escolas neste estabelecimento de ensino, sempre atenta, disponível e amável.