Escola EB 1/JI de Vinha da Rainha (Soure)
Idade dos alunos:
dos 6 anos aos 9
Memória descritiva:
A agricultura intensiva (culturas agressivas e uso abusivo de pesticidas), tem vindo a ameaçar o equilíbrio dos ecossistemas e a redução dos recursos naturais.
A nossa escola está inserida num meio caracterizado pelos seus milheirais e extensos arrozais. Ao longo dos anos, tem-se verificado a redução/desaparecimento de espécies dos ecossistemas húmidos.
Daí a necessidade de sensibilizar a comunidade para este problema.
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
Zonas Húmidas.
Que Espécies estão representadas na pintura?
Muro/parede: Lontra, rela, cobra de água, cegonha, pato bravo, achigã, tabuas nenúfar, caniços-da-água
Seixos: lagostim, enguia, guarda rios, carpa, cágado, rabilas, lampreia, borboleta, salamandra ...
Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pinceis, trinchas, diluente, luvas, aventais, vassoura, recipientes para colocar a tintas, seixos, paus, jornais/revistas/cartões, verniz, folhas brancas A3/A4 para desenhar o projeto (lápis de carvão, afiadeira, borracha, lápis de cor, canetas de feltro,...), ...
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Forneceu as tintas e os pinceis/trinchas.