Escola EB1 Gesteira (Cantanhede)
Idade dos alunos:
Dezassete anos dos 6 aos 9 anos (1º ao 4º ano de escolaridade).
Memória descritiva:
Este desafio foi proposto pela Dra. Emília Pimentel, representante do Município, na primeira reunião do Conselho Eco-Escolas.
Ficou acordado que as despesas com as tintas e pincéis ficariam a cargo do Município e mostraram disponibilidade para o acompanhamento das várias fases do desafio.
De seguida foi escolhido o local onde seria elaborada a pintura.
A professora coordenadora, Ana Luísa Melo, e a professora titular de turma, Susana Brandão, depois de algumas aulas onde foram explicados vários conceitos, nomeadamente, biodiversidade, ecossistema, habitat, entre outros, e a sua importância e fragilidade, destacando as principais ameaças e as pequenas coisas que podemos mudar para não prejudicarmos tanto o ambiente. Foram dados exemplos de vários tipos de ecossistemas, destacando que a nossa pequena horta é um ecossistema riquíssimo, pois além de produzir alimentos de forma sustentável, engloba vários organismos, muitos que nós nem vemos e outros que gostamos muito de ver, como as joaninhas que nos têm visitado.
Posteriormente, foi proposto um concurso para o desenho/pintura para o muro. Os alunos aderiram com entusiasmo ao concurso e todos os trabalhos foram a votação, tendo vencido o desenho do aluno Afonso, do 4º ano.
Neste pequeno muro foi pintada, do lado esquerdo, uma montanha com neve, e do lado direito, o mar com um pôr-do-sol, com um golfinho. No centro, o Planeta Terra – o foco da preocupação dos nossos alunos, a julgar pelos seus desenhos.
Esta foi a primeira fase da pintura. No entanto, do nosso ponto de vista (professoras e alunos) faltava algo para completar a nossa “obra de arte”. Os alunos foram dando sugestões e pincelada daqui e dali, lá nasceram mais uns seres vivos: peixes, anémonas, cobras, pássaros, caracol, joaninha, abelhas, flores…
Foram momentos divertidos, de grande convívio e cumplicidade.
Já encontrámos um local ideal para o Muros com Vida Gesteira II…
Ana Luísa Melo
Susana Brandão
Alunos Gesteira 1º a 4º ano (17 alunos - a turma está a crescer!)
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
Neste pequeno muro pintado que nasceu imaginação dos nossos alunos, estão representados, ainda que as escalas, a organização e coerência sejam características dos olhos das crianças, todos os ecossistemas: a biosfera, o meio aquático e terrestre.
A maior preocupação do nosso aluno vencedor do concurso proposto para o desafio Muros Com Vida, Afonso, do 4º ano de escolaridade, foi, sem dúvida demonstrar que todos os ecossistemas da terra, independentemente do tamanho - desde as florestas tropicais e grandes oceanos às pequenas hortas e pequenos charcos - estão interligados e são importantes para o equilíbrio do nosso planeta – a Terra, que surge como figura central do nosso muro.
Que Espécies estão representadas na pintura?
Espécies animais: abelhas, borboletas, joaninhas, pássaros, andorinhas, caracol, cobra, golfinho, peixes, anémona, ...
Espécies vegetais: árvores, vários tipos de flores,...
Materiais utilizados na pintura:
Tintas, pincéis, esponjas.
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Este desafio foi proposto pelo Município numa das reuniões do Conselho Eco-Escolas.
As tintas foram cedidas pelo Município, que monitorizou e acompanhou as várias etapas da pintura.