Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB/S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas (Câmara de Lobos)

Idade dos alunos:
Os alunos responsáveis pela pintura tinham entre os 13 e os 15 anos.

Memória descritiva:
No âmbito dos temas Eco-Escolas Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores” os alunos visualizaram vídeos sobre a floresta Laurissilva da Madeira, participaram na identificação e observação de aves na escola, pela SPEA Madeira e assistiram a uma palestra sobre as Reservas Naturais da Madeira pela em presa VMT Madeira, na disciplina de Ciências Naturais. Em Educação Visual os alunos pesquisaram as espécies vegetais endémicas e avifauna endémica da Madeira bem como as espécies aquáticas presentes na ilha da Madeira. Posteriormente, todos os alunos realizaram uma ilustração dos vários elementos dos ecossistemas, usando as técnicas de aguarela e lápis de cor, sendo que elaborado um júri para a escolha do trabalho final a ser pintado no mural.
A pintura do mural foi realizada pelos alunos nas aulas de Educação Visual e Ciências Naturais, orientados pelas docentes Ana Filipa Nóbrega, Carla Jardim e Élia Rodrigues.

Trabalho final:

Do céu ao mar.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Espécies vegetais endémicas e avifauna endémica da Madeira e espécies aquáticas presentes na ilha da Madeira.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Columba trocaz (pombo trocaz), Regulus madeirensis (Bis-bis), Caretta careta (Tartaruga-comum), Danaus plexippus (Borboleta monarca), Pieris brassicae (Borboleta branca da couve), Geranium maderense (Gerânio), Echium candicans (Massaroco), Ranunculus cortusifolius (ranúnculo).

Materiais utilizados na pintura:
Giz, pincéis e tinta plástica.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas e os pincéis para a execução da pintura.