Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1 de Quarteira (Loulé)

Idade dos alunos:
Alunos de 8 e 9 anos.

Memória descritiva:
A E.B.1 de Quarteira com o propósito de alertar e sensibilizar toda a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres, representou num dos muros da escola as florestas, melhorando o aspeto estético do recinto escolar, centrando-se na arte. Através de pinturas ao ar livre, executadas por alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, assistentes operacionais e professores, a nossa escola deu asas à sua imaginação e utilizou a criatividade e interesse para demonstrar nos MUROS COM VIDA as suas preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade. Assim, ficou latente a arte de cuidar da floresta através de ações para mitigar os impactos do aquecimento global decorrente das alterações climáticas e da extinção de várias espécies que e encontram na região de Loulé.

Trabalho final:

Pintura final dos Muros Com Vida.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O ecossistema representado é o ecossistema terrestre, formado por terra onde predominam fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (seres não vivos). A nossa escola escolheu a Floresta, um dos principais ecossistemas terrestres do planeta.

Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies que se podem encontrar neste ecossistema são o Bufo Real, a Bela Dama, Margaridas, as Hortênsias, o Verdelhão, cogumelos e árvores de grande porte.

Materiais utilizados na pintura:
Pincéis; Trinchas; Rolo de pintar; Tintas acrílicas; Tintas de exteriores

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município envolveu-se através do fornecimento das tintas, pincéis, trinchas e rolos de tintas.