Escola Secundária Filipa de Vilhena (Porto)
Idade dos alunos:
16
Memória descritiva:
ESCOLA SECUNDÁRIA FILIPA DE VILHENA_ANO LETIVO 2021-2022
PROJETO MUROS COM VIDA
ECO-ESCOLAS
MEMÓRIA DESCRITIVA
Os alunos do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais da turma I, do 10º ano da Escola Secundária Filipa de Vilhena, aceitaram o desafio do Projeto “Muros com Vida” e, no âmbito da disciplina de Desenho A, criaram uma pintura mural alusiva ao tema: “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”.
O local escolhido para a intervenção foi uma parede exterior do espaço escolar, junto à porta lateral do edifício e os materiais utilizados foram tintas acrílicas aquosas, pincéis e trinchas.
Os alunos começaram por se dividir em grupos e, após momentos de reflexão e pesquisa sobre o tema proposto, criaram seis protótipos, de entre os quais foi eleito por votação o trabalho a ser concretizado.
Neste mural estão representados quatro nenúfares, cada um mostra um ecossistema importante para o equilíbrio da biodiversidade do nosso planeta. Os dois nenúfares da zona superior albergam espécies animais e vegetais de ecossistemas terrestres, como as savanas, os desertos e as florestas equatoriais. Aqui, podemos observar uma árvore da família das acácias, o elefante, a girafa e um cacto em representação das cactáceas, as plantas mais comuns nos desertos. No nenúfar das zonas equatoriais húmidas encontra-se a flor de lótus azul, símbolo da perfeição e da sabedoria, rodeada de uma cria de jaguar, conhecida por onça-pintada, uma arara-vermelha-grande e uma arara-canindé ou arara-de-barriga-amarela em voo. A preguiça-de-bentinho encontra-se rodeada por florestas tropicais, com copas densas e volumosas. Numa das árvores, foi incluída uma jiboia amarela, em representação dos répteis. Ao lado e em voo encontra-se uma ave em tons de laranja e azul, de uma espécie que não identificamos propositadamente porque indica as espécies que ainda estão por descobrir neste planeta admirável. Os nenúfares na zona inferior acolhem ecossistemas marinhos, como os oceanos e as regiões polares do Ártico e da Antártica. Dos ecossistemas marinhos destacam-se espécies crustáceas como o caranguejo-comum. Da categoria dos moluscos, temos o polvo e, nos corais, uma colónia de corais moles azuis da família zoanthus e um coral rígido cor de laranja. Acresce uma estrela-do-mar amarela. Do lado inferior esquerdo, o belo e ágil peixe voador. Para representar as regiões polares, escolheram-se algumas espécies ameaçadas pelo aquecimento global, como o urso polar, a raposa do ártico, a foca-anelada, a coruja-do-ártico em voo e a baleia-comum. Ao seu lado encontram-se três massas de gelo, que remetem para os glaciares.
A escolha dos nenúfares deve-se ao facto de serem plantas protetoras, uma vez que fornecem abrigo e sombra aos animais e plantas à sua volta, produzem oxigénio natural e purificam as águas, razão pela qual muitos povos associaram esta planta e a sua flor a conceitos como a pureza, a regeneração, a fertilidade, a esperança, a paz e o amor.
Na composição, os nenúfares estão interligados por rios, que representam os ecossistemas de água doce e simbolizam a interdependência de todos os seres vivos do nosso planeta em relação a estes recursos hídricos. Selecionamos algumas aves não só pela sua beleza, mas por serem representativas dos seres vivos que habitam os ecossistemas aéreos e por contribuírem para a disseminação da vida, gerando um mundo mais bio diverso. Entre as aves migratórias destacamos a andorinha-do-mar do Ártico, junto ao nenúfar das regiões polares e o flamingo-comum, ao lado do nenúfar representativo das savanas e dos desertos. Na zona mais alta, optamos por incluir o abutre Quebra-ossos, por estar em vias de extinção e porque gostaríamos de o ver de regresso ao território português.
Nós seres humanos temos a obrigação de, tal como os nenúfares, desempenhar um papel protetor do meio natural envolvente e permitir que este se reproduza e regenere. Atuando desta forma, podemos ter esperança num futuro planeta mais saudável e mais bio diverso.
Esperamos que este mural artístico venha a contribuir para melhorar a consciência ambiental da comunidade escolar e do público em geral.
Este projeto não teria sido possível sem o apoio da Junta de Freguesia de Paranhos.
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
Os dois nenúfares representados na zona superior albergam espécies animais e vegetais de ecossistemas terrestres, como as savanas, os desertos e as florestas equatoriais. Os nenúfares na zona inferior acolhem ecossistemas marinhos, como os oceanos e as regiões polares do Ártico e da Antártica.
Que Espécies estão representadas na pintura?
As espécies representadas são uma árvore da família das acácias, o elefante, a girafa e um cato em representação das cactáceas, as plantas mais comuns nos desertos. No nenúfar das zonas equatoriais húmidas encontra-se a flor de lótus azul, símbolo da perfeição e da sabedoria, rodeada de uma cria de jaguar, conhecida por onça-pintada, uma arara-vermelha-grande e uma arara-canindé ou arara-de-barriga-amarela em voo. A preguiça-de-bentinho encontra-se rodeada por florestas tropicais, com copas densas e volumosas. Numa das árvores, foi incluída uma jiboia amarela, em representação dos répteis. Dos ecossistemas marinhos destacam-se espécies crustáceas como o caranguejo-comum. Da categoria dos moluscos, temos o polvo e, nos corais, uma colónia de corais moles azuis da família zoanthus e um coral rígido cor de laranja. Acresce uma estrela-do-mar amarela. Do lado inferior esquerdo, o belo e ágil peixe voador. Para representar as regiões polares, escolheram-se algumas espécies ameaçadas pelo aquecimento global, como o urso polar, a raposa do ártico, a foca-anelada, a coruja-do-ártico em voo e a baleia-comum.
Entre as aves migratórias destacamos a andorinha-do-mar do Ártico, junto ao nenúfar das regiões polares e o flamingo-comum, ao lado do nenúfar representativo das savanas e dos desertos. Na zona mais alta, optamos por incluir o abutre Quebra-ossos, por estar em vias de extinção e porque gostaríamos de o ver de regresso ao território português.
Materiais utilizados na pintura:
Primário aquoso para exterior, tintas acrílicas aquosas, pincéis e trinchas.
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
A Junta de Freguesia de Paranhos aderiu ao projeto desde o primeiro momento: analisou a viabilidade de se intervir num muro da freguesia, tendo concluído que seria melhor intervir num muro da escola; disponibilizou-se para apoiar a aquisição das tintas e forneceu um andaime por tempo indeterminado, para viabilizar a concretização do trabalho. Também apoiou no transporte e na montagem do andaime. Este projeto não teria sido possível sem este apoio.