Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Santa Maria do Olival (Tomar)

Idade dos alunos:
4 a 18 anos.

Memória descritiva:
O Projeto “Muros com Vida”, consistiu na execução de uma obra de arte urbana pictórica de grandes dimensões (20 metros de comprimento x 4 metros na altura maior), realizada ao ar livre.
O muro e suporte da obra, encontra-se situado num espaço de domínio público municipal, local de passagem e de uso coletivo, considerado um espaço emblemático do concelho de Tomar, junto a edifícios históricos de património requalificado (Zona envolvente à Igreja de Santa Maria do Olival).
A pintura realizada, enquadra-se nos temas do ano Eco-Escolas: Biodiversidade – “Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, representando os ecossistemas: florestas, terras agrícolas, rios, mares e oceanos.
A conceção de unidade gráfica do projeto, realizada pelos alunos de Artes Visuais do ensino secundário, teve por base a explicação da temática da prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas aquáticos, bem como os desenhos e as pinturas de representação dos animais marinhos e das plantas aquáticas, executados pelas crianças do pré-escolar e pelos alunos do 1ºciclo.
Na execução dos trabalhos de pintura, participaram alunos dos cursos científico-humanísticos de Artes Visuais (10º, 11º e 12º anos de escolaridade), alunos do 4º Ano do 1º Ciclo, alunos do pré-escolar e professores de Artes Visuais.
As formas representadas à esquerda, mostram a valorização dos campos, das florestas e dos diferentes seres vivos que, em interação com o meio ambiente, circundam a cidade de Tomar e o rio Nabão. Ainda representados à esquerda, manifestando a sua importância, encontramos registos do património histórico e arquitetónico da cidade, como o Convento de Cristo, a Igreja de Santa Maria dos Olivais, o aqueduto dos Pegões, entre outros.
Ao centro, continuando a viagem pelo ecossistema marinho, deparamo-nos com a representação de uma ponte e de um comboio, simbolizando a transposição inadiável dos problemas ambientais e a ligação sustentável de Tomar à cidade de Lisboa.
À direita, já em alto mar, apresentam-se alguns dos recursos oceânicos mais importantes, como o barco de pesca sustentável e o parque eólico marinho.
Finalizando a narrativa, deparamo-nos com a baleia azul, um dos maiores animais marinhos, em risco de extinção, e com a representação de um farol, simbolizando o caminho a seguir de preservação e regeneração dos diferentes ecossistemas.
(To) mar é vida!

Trabalho final:

Mural (To)mar é Vida... - O trabalho final!

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
O mural representa diferentes tipos de ecossistemas, desde um contexto mais local com a representação das florestas, terras agrícolas e o destaque para o rio Nabão e a sua ligação para um nível mais global através da representação de mares e oceanos.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Caranguejo
Golfinho
Peixe-espada
Raias
Estrela-do-mar
Baleia
Tubarão martelo
Polvo
Medusas
Peixes
Tartaruga
Corais
Algas
Aves aquáticas
Búzios

Materiais utilizados na pintura:
Tinta plástica de exterior.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Definição, em articulação com a escola, do espaço a intervencionar.
Lavagem e preparação do muro.
Cedência e montagem do andaime.
Cedência de materiais de pintura e tintas.