Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)
Idade dos alunos:
Alunos que frequentam o 8º ano de escolaridade, numa faixa etária entre os 13 e 14 anos.
Memória descritiva:
Este trabalho é fruto da articulação de atividades entre as disciplinas de Ciências Naturais e
Educação Visual, num Projeto de Turma sobre a Biodiversidade no pátio da Escola, tendo
sido desenvolvido de acordo com as seguintes etapas:
1º momento
Introdução à atividade a desenvolver…
Exploração das espécies animais (Invertebrados) no recinto escolar e registo fotográfico
realizado pelos alunos;
Estudo de algumas das espécies em ambiente de laboratório e sua visualização e apreciação
com recurso à lupa;
2º momento
Observação das imagens recolhidas anteriormente e produção de desenhos na disciplina de
educação visual atendendo à morfologia dos espécimes, análise de simetrias, estruturas,
texturas, padrões e cores;
Produção de desenhos a partir das imagens recolhidas em grupos de 2 alunos;
No âmbito da disciplina de Educação Visual e de Ciências Naturais pretende-se que esta
experiência permita:
- enriquecer as experiências visuais dos alunos, estimulando hábitos de apreciação e fruição
do meio envolvente, neste caso em particular do meio natural;
- mobilizar saberes e processos, através dos quais se perceciona, seleciona, organiza os
dados e lhes atribui significados novos;
- promover dinâmicas que exijam relações entre aquilo que se sabe, o que se pensa e os
diferentes universos do conhecimento;
- incentivar práticas que mobilizem processos para imaginar diferentes possibilidades para
gerar novas ideias;
‒
cooperar com os seus pares na partilha de saberes para a superação conjunta de
dificuldades nas diversas atividades, nos contextos de sala de aula e de situações não
formais (atividades de ar livre);
‒
partilhar e envolver a comunidade em novos modos de experiências pedagógico-
artísticas;
3º momento
Recolha das ilustrações produzidas pelos alunos, sua digitalização e composição de um
painel coletivo em formato digital. A composição foi elaborada com temática e referência
às imagens realizadas em ambiente de laboratório num jogo entre a visualização em
microescala e a ampliação para um mural em macro escala: Projeto Muros com Vida
4º momento (a decorrer)
Conclusão da pesquisa e identificação de espécies com recurso ao iNaturalist para realização
da “ficha de espécie” a apresentar no Projeto Biodiversidade da Minha Escola.
As professoras que dinamizaram as atividades, Maria do Rosário (Ciências Naturais) e Joana
Correia Ferreira (Educação Visual), com a turma 8º 8ª.
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
O pátio da escola é constituído por alguns canteiros e faixas de terreno, envolvendo espaços como os campos de futebol, onde se encontra vegetação variada de estratos herbáceo a arbóreo. Na faixa de terreno onde se está a instalar a BioHorta dos 2º e 3º cíclos (Projeto Eco-Escolas) existe um muro, em mau estado de apresentação, que se pretende reabilitar pintando um “Muro com Vida” a partir de trabalhos dos alunos. Assim, todo o enquadramento deste “corredor” é já verde, inclusive contendo árvores, e destacando-se a Biodiversidade das pinturas dos animais/invertebrados no fundo preto.
Que Espécies estão representadas na pintura?
Os alunos foram desafiados a documentar a diversidade de espécies de Invertebrados: moluscos (caracóis e lesmas), anelídeos (minhocas) e artrópodes (insetos, crustáceos, entre outros) que encontram no recinto escolar. As espécies serão identificadas na ficha de espécie, que está em desenvolvimento, e apresentadas no trabalho final do Projeto Biodiversidade da Minha Escola.
Materiais utilizados na pintura:
Fase de projeto: Materiais riscadores tais como, lápis de grafite para o esboço inicial, lápis de cor e canetas de feltro para preenchimento e ilustração dos desenhos produzidos.
Fase de composição do painel coletivo: Programa digital
Fase de aplicação: Serão necessárias tintas várias.