Escola EB Conde S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)
Idade dos alunos:
6-11
Memória descritiva:
O mural da escola Conde S. Cosme é um mural partilhado entre 180 alunos de oito turmas dos quatro anos de escolaridade.
Respeitando o tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” , cada turma optou por se dedicar a um diferente ecossistema, desde os mares aos ares, a sensibilidade de cada turma revela-se nas suas escolhas. Por vezes mais relacionado com o imaginário, nas idades iniciais do ciclo e de forma relacionada preocupações ambientais mais esclarecidas, nos anos finais.
Assim surgem retratadas espécies como o panda das florestas de bambu e os insetos polinizadores em visões simplistas. Mas também o lince ibérico, associado ao sistema montanhoso beirão, os golfinhos dos estuários e andorinhas e andorinhões, nomeadamente o Apus pallidus que, de forma algo estranha, regista uma colonia muito significativa em Vila Nova de Famalicão.
Trabalho final:
Elaboração e evolução da pintura:
Qual o Ecossistema representado?
São vários os ecossistemas retratadas como as florestas de bambu os jardins, o sistema montanhoso beirão e o rio Mondego, bem como os mares e estuários e os ares de Famalicão onde voam andorinhões.
Que Espécies estão representadas na pintura?
Na pintura estão retratadas espécies de forma expressa, pandas e insetos polinizadores, peixes e aves diversas, o lince ibérico, golfinhos e andorinhas e andorinhões, nomeadamente o Apus pallidus que algumas turmas têm vindo a estudar.
Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas.
Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município manteve contacto permanente com a escola, na promoção do evento e cedeu todas as tintas necessárias à pintura.