Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

CSC- Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)

Idade dos alunos:
Meninos dos 5 anos e alguns meninos do 1 º e 3 º ciclo.

Memória descritiva:
Escola: Centro Social de Calendário
Professor(a) Coordenador(a): Ana Costa
Alunos: Escalão 1 (crianças da Educação Pré-Escolar e alunos do 1.º e 3.º ciclo do CATL – Centro de Atividades de Tempos Livres)
MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO ECO-ESCOLAS
“MUROS COM VIDA”
A presente memória descritiva faz parte integrante do projeto Eco-Escolas, mais concretamente o projeto “Muros com vida”, que propicia a sensibilização das crianças, alunos e também adultos para a preservação e valorização dos diversos ecossistemas, sejam eles terrestres ou aquáticos.
Contudo, para que estas crianças e jovens, que são o futuro do Planeta, fossem sensibilizadas de modo significativo, teríamos de trabalhar esta temática através de atividades dinâmicas, inovadoras e diferentes, tal como o presente projeto possibilita. Aprendendo, deste modo, mais através da pintura dos muros da “nossa” escola, uma vez que estes são vistos como uma estrutura do espaço público, ou seja, através dele podemos comunicar e partilhar com a sociedade os princípios da sustentabilidade, da arte e da educação, por meio da contemplação.
Posto isto, para a elaboração do desafio “Muros com Vida”, foram essenciais cinco momentos relevantes para que o desenvolvimento do projeto decorresse da melhor forma possível, tendo em primeira instância a aprendizagem das crianças e jovens, acerca das seguintes temáticas:
1 - Preservação dos ecossistemas;
2 - Poluição dos vários ecossistemas;
3 - Repercussões nas alterações climáticas e consequentes problemáticas;
4 - Extinção em massa de várias espécies;
5 - Preservar e regenerar o Planeta;
6 - Importância do espaço exterior e de o mantermos aprazível;
7 - Biodiversidade;
8 - Entre muitas outras…
Os vários momentos do projeto realizaram-se entre 10 de maio e 15 de junho de 2022.
1.º MOMENTO – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
Numa primeira fase, realizou-se uma reunião com a Professora Coordenadora e as restantes Docentes dos grupos/turmas envolvidos no projeto. Esta reunião executada no dia 10 de maio, na qual se procedeu à apresentação e análise do regulamento do projeto “Muros com vida”. Deste modo, todas as docentes tomaram conhecimento dos parâmetros do projeto, dos requisitos de elaboração e dos critérios de avaliação.
Na referida reunião, foram partilhadas e analisadas as dúvidas existentes relativamente ao projeto, de modo a proceder-se à partilha do mesmo com as crianças/ alunos de cada grupo/sala para se efetuar a elaboração da pintura.
2.º MOMENTO – PARTILHA COM AS CRIANÇAS E JOVENS
De 11 a 13 de maio e de 16 a 20 de maio, as docentes partilharam com as suas crianças/alunos a temática do projeto, bem como a sua importância. Consequentemente, de modo a enquadrar esta temática na rotina diária das crianças e jovens, optamos por iniciá-la com a leitura e análise da obra “A sinfonia dos animais” de Dan Brown.
Subsequentemente, de modo espontâneo, as crianças começaram a dialogar, partilhando experiências, ideias e sugestões para o desenrolar do projeto. No decorrer deste momento, as docentes compreenderam quais os interesses das crianças, as suas necessidades, as suas curiosidades e as suas vivências, enriquecendo desta forma as fases seguintes do projeto.
3.º MOMENTO – PARTILHA E ANÁLISE DAS IDEIAS DAS CRIANÇAS E ELABORAÇÃO DO ESBOÇO DA PINTURA
Deste terceiro momento, as docentes reuniram dia 23 e 24 de maio, de forma a partilharem todas as informações fundamentais e necessárias, que obtiveram do diálogo com as suas crianças e jovens, para o desenvolvimento do projeto. Após esta partilha, as informações foram analisadas e compiladas com o intuito de se edificar um modelo final que congregasse as sugestões e ideias de todas as crianças.
Todavia, o esboço da pintura ainda não estava estruturado, apenas tínhamos as ideias organizadas e pensadas. Assim sendo, do dia 25 a 27 de maio e de 30 de maio a 3 de junho, as docentes elaboraram o esboço, atendendo a todas as sugestões e ideias das crianças e jovens, uma vez que estas são coconstrutoras do seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
4.º MOMENTO - ELABORAÇÃO DA PINTURA DO PROJETO DESENVOLVIDO
No dia 6 de junho demos início à pintura dos “Muros da nossa escola”, sendo visível o entusiasmo e a alegria das crianças e jovens durante a execução desta tarefa, visto que foi algo analisado e idealizado por elas e as quais tiveram a possibilidade de colocar em prática, tornando este projeto mais rico e significativo. A pintura foi finalizada dia 14 de junho.
5.º MOMENTO – OBSERVAÇÃO DA PINTURA E SUBMISSÃO DO PROJETO
Neste último momento, que se realizou no dia 15 de junho, as crianças e jovens, as docentes e toda a comunidade educativa tiveram a oportunidade de contemplar o produto final de um projeto impulsionador, inovador e distinto. Seguidamente, as crianças e jovens foram partilhando com toda a comunidade educativa o que aprenderam sobre a importância de preservar e regenerar o Planeta, compreendendo a problemática da poluição, da extinção de espécies e das repercussões das alterações climáticas, entre outras problemáticas igualmente importantes.
Por fim, efetuamos a submissão do Projeto “Muros com vida” desenvolvido pelas crianças e jovens do Centro Social de Calendário na plataforma destinada para o efeito.

Trabalho final:

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Em consonância com as crianças e jovens optamos por representar um ecossistema aquático, mais concretamente o ecossistema dos oceanos. Esta escolha, para além de ser do interesse e curiosidade das crianças e jovens, também se tornou primordial trabalhá-lo visto que é tão desafiador e misterioso devido à sua imensidão e à incalculável quantidade de espécies conhecidas e desconhecidas que este apresenta.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Na nossa pintura foram representadas diversas espécies de animais aquáticos, das quais enfatizamos a raia por ser um dos animais considerados como Guardiões dos Oceanos. Para além disto, esta espécie representa todas as outras espécies que se encontram em extinção devido à sobrepesca, à poluição deste ecossistema e às alterações climáticas. Assim, por meio da captura da imaginação das nossas crianças e jovens a partir destes predadores antigos tentamos sensibilizá-las para a importância de salvar o nosso Planeta, em específico o ecossistema dos oceanos.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas, giz para fazer o desenho, pinceis.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu as tintas e os pinceis para a execução da atividade.