Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola Secundária Viriato (Viseu)

Idade dos alunos:
19-20 anos.

Memória descritiva:
- A concetualização do “Projeto de Intervenção Artística” decorreu em contexto de aula da disciplina de Oficina de Artes, sujeita à temática do concurso promovida pela ABAE.
- Entre os trabalhos desenvolvidos, foi selecionado o trabalho julgado mais adequado.
- O trabalho selecionado cuja temática envolve espécies autóctones e em risco de extinção, nomeadamente, o saramugo, a garça-real e o guarda-rios e a água enquanto bem essencial à vida de todos os seres vivos, onde surgem pequenos troncos biodegradáveis remetem-nos, de modo implícito, para a questão da poluição das águas (não sendo tóxicos permitem completar ciclos de matéria). A composição joga com as formas (quadrado e círculo) que abraçam a biodiversidade de modo harmonioso que permite a contemplação e, quem sabe, ser um possível recurso didático.
- Foi feita a projeção dos contornos do desenho na parede (só passível em ambiente noturno).
- Foi desenvolvida a pintura em que se vivenciaram experimentações relativamente à técnica do acrílico onde o improviso e o acidente/risco foram proveitosas e permitiram um mural expressivo e chamativo.
- Salienta-se o sentimento de orgulho de todos os intervenientes pelo trabalho desenvolvido.

Trabalho final:

ESViriato-Muro com vida

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Fluvial e terrestre.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Saramugo (Anaecypris hispanica); Garça-real (Ardea cinerea); Guarda-rios (Alcedo atthis)

Materiais utilizados na pintura:
Tintas acrílicas; Trinchas; Pincéis; Esponjas; Verniz;

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Esteve presente a representante no Conselho Eco-Escolas em que foi apresentado e aprovado o projeto.