Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Jardim de Infância de Alfarelos (Soure)

Idade dos alunos:
Os alunos têm entre 3 e 5 anos de idade

Memória descritiva:
O trabalho pretende mostrar alguma biodiversidade dos ecossistemas marinhos e a importância que o jardim de Infância de Alfarelos dá à sua preservação.
Resultou de conversas com os/as alunos/as sobre o que deveria constar nos desenhos e o que propunham para o muro a pintar. Depois, Educadora e Assistente Operacional fizeram o desenho de acordo com os contributos que as crianças iam dando, relativamente aos seres vivos que deveriam constar.
Assim o projeto contempla dois desenhos que se articulam com a sarjeta do projeto "O mar começa aqui":
a) Na parte de cima do muro uma identificação do JI e de Alfarelos que se propõe contribuir para o aumento da sensibilização para a conservação dos ecossistemas marinhos.
b) Em baixo uma representação de um ecossistema marinho, como se fosse uma história infantil.
c) Estes dois desenhos articulam-se lateralmente com a sarjeta do projeto "O mar começa aqui"

Trabalho final:

O Jardim de Infância de Alfarelos quer proteger os oceanos.

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema marinho

Que Espécies estão representadas na pintura?
Plantas aquáticas, algas, peixes, moluscos, crustáceos, equinodermes, cnidários, mamíferos marinhos e uma figura da ficção infantil que pretende simbolizar a ligação do Homem aos oceanos.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas ecológicas, pinceis e trinchas.

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Divulgação do projeto no Conselho Eco-escolas e aquisição dos materiais de pintura.