Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB Jugueiros (Viseu)

Idade dos alunos:
Entre 3 a 9 anos

Memória descritiva:
O projeto "Muros com Vida" surgiu em articulação com o projeto "Biodiversidade na minha escola", na medida em que a EB de Jugueiros desafiou alunos/Crianças e Encarregados de Educação na captura de imagens/registos fotográficos e gráficos das espécies (fauna e flora) que povoam a área escolar. As atividades decorreram em articulação com Português (Hora do conto), Estudo do Meio (com a pesquisa das características/curiosidades/ nome cientifico de um inseto, no caso do caracol moluscos gastrópodes terrestres ou ainda com espécies da flora. Na área das expressões artísticas, as crianças observaram a espécie e fizeram o registo gráfico.
No final foram recolhidos os diversos registos gráficos que culminou na pintura do nosso muro, onde participaram cerca de 270 crianças.

Trabalho final:

fauna e flora

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Ecossistema terrestre

Que Espécies estão representadas na pintura?
Na pintura estão representadas as margaridas (Chrysanthemum leucanthemum ou Leucanthemum vulgare) e brincos de princesa(Fuchsia corymbiflora Ruiz), estão ainda representados os insetos como a varejeira, a formiga e o molusco gastrópode terrestre como o caracol. Outros elementos que fazem parte da pintura como a abelha, a joaninha e o escaravelho, não nos foram possível colocar no ficheiro inicial, pois só nos permitiu colocar uma fotografia.

Materiais utilizados na pintura:
Tintas de parede

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município forneceu os materiais necessários para a concretização do projeto.