Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB1/JI da Gandra (Valongo)

Idade dos alunos:
O projeto foi realizado por todos os alunos da EB1/JI da Gandra, desde o pré-escolar ao 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 4 e os 10 anos de idade.

Memória descritiva:
Integradas na unidade paisagística da Área Metropolitana do Porto, as serras de Valongo constituem um importante património do nosso concelho. Conscientes da diversidade e originalidade destas serras, abraçamos o projeto “Muros com Vida” como forma de alertar as nossas crianças para a importância da conservação da floresta e da sua riqueza patrimonial.
Foi proposto a exploração/pesquisa de informação das Serras de Santa Justa e Pias pela sua singularidade geológica, pelo número significativo de habitats e de espécies de fauna e flora e pela sua proximidade com o meio urbano.
Para a investigação do ecossistema representado (Floresta), foi feita a apresentação de outdoors das Serras do Porto, que faziam parte de uma atividade que decorreu nos espaços exteriores do Centro de Monitorização Ambiental da Vila Beatriz, em Ermesinde. Foram ainda consultados vídeos e livros das Serras de Valongo.
Integrando a área curricular de estudo do meio e expressões artísticas, os alunos criaram um desenho sobre o ecossistema, para ser reproduzido numa parede frontal da escola. Todos os alunos participaram na elaboração do respetivo desenho, sendo apenas selecionado um por turma, por votação. Posteriormente, procedeu-se à votação dos 10 desenhos selecionados. Essa votação teve a participação de todos os docentes e assistentes operacionais e por dois alunos representantes de cada turma. O desenho escolhido foi realizado pela aluna Maria Castro, da turma G3A.
Escola: EB1/JI da Gandra, Agrupamento de Escolas de Ermesinde
Professoras coordenadoras: Fernanda Moreira e Cristina Farelo
Alunos participantes: 195

Trabalho final:

Muros com Vida_Foto Final

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Floresta

Que Espécies estão representadas na pintura?
Fauna - a raposa e a coruja do mato;
Flora – carvalho, urze e tojo

Materiais utilizados na pintura:
Papel (ampliação do desenho);
Régua;
Fita cola;
Tintas;
Pincéis e trinchas

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
Fornecimento de materiais (tintas e pincéis) para a realização da pintura.