Muros Com Vida – Trabalhos 2021/2022

Escola EB 2,3 Dr. Azeredo Perdigão (Viseu)

Idade dos alunos:
A idade dos alunos situa-se na faixa etária dos 14-15 anos.

Memória descritiva:
O projeto Eco-Escolas “Muros Com Vida” cujo objetivo principal é o de envolver e sensibilizar para a conservação da Natureza, mais concretamente desenvolver maior consciencialização sobre a importância de preservar/conservar os ecossistemas, partiu da existência, na nossa escola, de um espaço exterior, designado Eco-Jardim, onde há cerca de duas décadas se tem vindo a promover a instalação e reabilitação de um ecossistema florestal com espécies autóctones do nosso território e, mais amplamente, do bioma da Floresta Temperada de Caducifólias. No desafio, agora proposto, pretende-se, através da pintura iconográfica dar a conhecer à comunidade educativa as espécies nele existentes.
As quatro turmas do 9.º ano da escola, com alunos na faixa etária dos 14-15 anos foram informados do regulamento e fizeram o levantamento das espécies existentes no nosso eco-jardim, um projeto de reabilitação e preservação de uma zona florestal que fica dentro do recinto escolar.
Numa primeira fase, realizaram ilustrações de cada uma das espécies identificando-as com o nome comum e nome científico e selecionando as que são autóctones.
Com base nas ilustrações, identificando o local da realização da pintura, realizaram uma montagem digital de cada uma das imagens na fotografia da parede a ser intervencionada. Esta parede é a face exterior do muro que separa o eco-jardim da rua de acesso à entrada principal da escola.
Entretanto, a direção do agrupamento formalizou o pedido de autorização para a implementação do projeto à Câmara Municipal de Viseu através do seu departamento de educação. Juntamente com este pedido foi também solicitado apoio com uma lista do material necessário, tintas e pincéis, para a execução do projeto.
Pretende-se, para além das espécies identificadas na imagem submetida, dar continuidade a este mural nos anos seguintes com novas iconografias, uma vez que o muro tem cerca de 100m de comprimento.

Trabalho final:

A vida no eco-jardim

Elaboração e evolução da pintura:

Qual o Ecossistema representado?
Representa o ecossistema florestal existente no eco-jardim, dentro do recinto escolar.

Que Espécies estão representadas na pintura?
Pisco-de-peito-ruivo, Narciso, Aveleira, Violeta, Hera, Calêndula, Alecrim, Lagartixa, Gilbardeira (fase pintada entre 4 de maio e 3 de junho).
Pinheiro-Manso, Giesta, Abelha, Dente-de-leão, Capuchinha, Teixo, Carvalho, Formiga, Azevinho, Rosmaninho, Esteva, Pega, Menta, Oliveira (com o começo só a 4 de maio, aulas de Artes apenas uma vez por semana, dias de muito calor e dias de chuva, provas de aferição, visitas de estudo, outros projetos em desenvolvimento e com o 9.º ano a acabar a 7 de junho, foi impossível em tempo letivo acabar tão ambicioso projeto. Durante o resto do mês de junho e o mês de julho, os alunos vão ser convidados para dar continuidade ao projeto, e continuar no ano seguinte com outras turmas.)

Materiais utilizados na pintura:
tinta plástica de exterior nas cores Magenta, Azul ciano, Amarelo, Verde bandeira.
tinta plástica de exterior Preto
tinta plástica de exterior Branco
Pincéis de pelo sintético (n.º 16, n.º 12, n.º 8, n .º 4, n.º 2)
Trinchas de pelo sintético (n.º 25, n.º70)

O Município esteve envolvido nesta ação?

Se respondeu sim, explique como foi o envolvimento do Município:
O Município participou em todos os eco-conselhos realizados e informou-nos da inscrição no projeto. Alertou-nos para a necessidade de pedirmos autorização para a realização da pintura no espaço pretendido e requisitarmos o material necessário para a execução da pintura. Deu aval à compra do material necessário e esteve a par do desenvolvimento da pintura tendo conhecimento dos constrangimentos e da fase em que se encontra a pintura nesta última reunião.