Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)
Tema da Aula:
Dinâmica dos Ecossistemas
Introdução:
O conhecimento da estrutura do ecossistema local (concelho de Sobral
de Monte agraço), implicou a identificação da sua biodiversidade bem como a observação
de algumas relações estabelecidas entre o meio biótico e abiótico. A reflexão e partilha do
observado foi facilitadora da tomada de consciência para o desenvolvimento de
comportamentos sustentáveis.
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
a) Introdução – Apresentação do projeto, enquadramento curricular, objetivos e
competências a desenvolver.
b) Desenvolvimento – 1-Formação de equipas de trabalho;
2- Observações de campo/Identificação de espécies;
3- Seleção da espécie a trabalhar;
4- Execução de esboço da espécie selecionada;
5- Pesquisa de informação sobre a espécie;
6- Seleção/grupo do melhor esboço;
7- Criação de página do caderno de campo (formato digital);
8- Entrega na plataforma Teams/Tarefa;
c) Conclusão – Balanço do trabalho realizado, reflexão sobre o nível de aprendizagem
no âmbito do enquadramento curricular (Sustentabilidade na Terra). Análise em
aula do caderno de campo criado/turma.
Ano de Escolaridade:
8º ano, alunos com média de 13 anos
Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
-Caracterizar o ecossistema na zona envolvente da escola (níveis de organização
biológica, biodiversidade, interações) a partir de dados recolhidos no campo.
- Desenvolver a capacidade de observação, pesquisa e seleção de informação.
- Estimular as relações interpessoais e o desenvolvimento da autonomia.
- Desenvolver competências digitais.
Duração da aula:
50 minutos/aula, num total de 200 minutos.
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: