Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)
Tema da Aula:
Biodiversidade e relações bióticas.
Introdução:
- Num momento inicial, cada um dos grupos (3 a 4 elementos) deverá fazer o
reconhecimento do espaço onde será dinamizada a actividade, registando aspectos
que considera importantes no âmbito da biodiversidade (5 minutos).
- Após esta primeira abordagem, os elementos conversam entre si e elegem um ser
vivo para o estudo mais aprofundado (5 minutos).
- Debruçando-se sobre o ser vivo escolhido, os alunos fazem o máximo de registos de
observações (morfologia do ser vivo, características do habitat, relações com outros
seres vivos…
- Nesse contexto, os alunos procedem então a breve esboço de ilustração científica do
ser vivo, servindo-se de competências matemáticas (proporções, utilização de formas
geométricas, escala do desenho…) (15 minutos)
- Formulação de questões-problema, pelos alunos, relativas ao modo de sobrevivência
do ser vivo (necessidades de alimento, de temperatura, de luz, de água, formas de
obter alimento, reprodução…) – 10 minutos
- Elaboração, pelos alunos, de um plano de investigação para dar resposta às questões
formuladas na ficha de campo fornecida – 10 minutos
- Investigação no local, com registo de interacções do ser vivo com o meio externo,
numa perspectiva de sobrevivência – 40 minutos
- A professora conclui a aula, enfatizando a dependência de todos os seres vivos dos
factores ambientais e da comunidade onde estão inseridos – 5 minutos
Ano de Escolaridade:
13 anos
Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- conhecer exemplos de biodiversidade.
- compreender a importância da biodiversidade.
- formular questões-problema com base em observações.
- estabelecer planos de investigação para responder às questões-problema formuladas.
- investigar interações entre os seres vivos.
- fazer registo das observações em diferentes formatos.
Duração da aula:
100 minutos
Plano de Aula completo:
Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: