A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

Tema da Aula:
Identificar e classificar alguns exemplares da biodiversidade da minha escola

Introdução:
O Desafio “Biodiversidade da minha escola” foi articulado com a disciplina de Ciências Naturais (7.ºano) e Biologia (11.ºano) do Curso Profissional de Agropecuária. No âmbito do Domínio: A Terra e a sustentabilidade (7.º Ano) e o Módulo 6: Evolução e Classificação de Seres Vivos (11.º Ano Prof.) os alunos desenvolveram atividades, segundo orientações dadas pela professora e com recurso a guiões de trabalho. Executaram um conjunto de atividades, que passou pela recolha, identificação e classificação de seres vivos e pesquisa sobre a importância biológica dos mesmos. Competências ao nível do saber estar e saber ser foram trabalhadas através da prática experimental, e segundo o perfil do aluno.
Os contextos de aprendizagem foram variados, dentro e fora da sala de aula, tendo permitido executar os guiões de trabalho com recurso a diversas ferramentas tecnológicas/digitais.

Ano de Escolaridade:
7.º Ano

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
- Pesquisar e sistematizar informação referente ao habitat dos seres vivos, recursos envolvidos;
- Aplicar regras de nomenclatura biológica;
- Identificar flora e fauna do recinto escolar;
- Aplicar técnicas de observação, registo e recolha de dados no campo, em suportes
diversos para posterior processamento.
- Selecionar e organizar informação, a partir de fontes diversas e de forma cada vez mais autónoma, valorizando a utilização de tecnologias digitais e integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos
- Reconhecer que a ciência é uma atividade humana com objetivos, procedimentos próprios, através da exploração de acontecimentos, atuais e/ou históricos, que documentam a sua natureza.

Duração da aula:
4 tempos de 50 min.

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: