A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2022/23 – Desafio Professores

Centro de Educação e Desenvolvimento D.Maria Pia (Lisboa)

Tema da Aula:
Identificar diferentes espécies de fauna e flora do espaço escolar.

Introdução:
O plano de aula/projeto é desenvolvido do âmbito da educação especial
Pretende-se com este projeto que a aluna observe e explore o espaço exterior da escola de modo a localizar e fotografar as espécies existentes.
Após esta exploração a aluna terá um momento para identificar as espécies e fazer um registo, através do desenho, no seu caderno de campo e posteriormente fará uma pesquisa sobre as principais características de cada espécie encontrada.
Por fim, a aluna irá apresentar, em suporte digital, tudo o que descobriu à comunidade escolar através de uma apresentação na Sessão Académica.

Ano de Escolaridade:
9.ºano - 15 ano

Objetivos, conhecimentos e competências a atingir na aula:
Integrar saberes de diferentes disciplinas para aprofundar os conhecimentos sobre a fauna e flora.
Selecionar e organizar informação a partir da observação direta e de fontes diversas, integrando saberes prévios para construir novos conhecimentos.
Caracterizar alguma da biodiversidade existente na escola.
Desenvolver a curiosidade sobre a biodiversidade.
- Reconhecer que o espaço exterior da escola é um local rico em biodiversidade, mesmo estando situado numa cidade;
- Localizar e fotografar as espécies de aves, insetos e flora no espaço exterior da escola;
- Desenhar as espécies fotografadas no caderno de campo;
- Reconhecer as espécies utilizando as ferramentas digitais na sua identificação e no nome científico correspondente;

Duração da aula:
O projeto durou 4 meses com aulas de 90 minutos.

Plano de Aula completo:

Registo Fotográfico da concretização do plano de aula: