Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco_Escolas_Eco-Trilho_EscolaBásicaN.º1-VendasNovas
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
3,67 KM
Duração aproximada:
57 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
8
Tema do Trilho:
O ... caminho ... para a sustentabilidade
Temas das Estações:
1.ª estação: Ecocentro;
2.ª estação: Caminho da Herdade da Ajuda;
3.ª estação: Biodiversidade;
4.ª estação: Sinalética;
5.ª estação: Chafariz;
6.ª estação: Água;
7.ª estação: Sustentabilidade;
8.ª estação; Saúde.
Fichas de Estações:
- Trilho_da_Ciência_Estação_1Ecocentro.pdf
- Trilho-da-Ciência_Estacao 2caminho HA .pdf
- Trilho-da-Ciência_Estacao 3biodiversidade.pdf
- Trilho_da_Ciência_Estação_4Sinalética.pdf
- Trilho-da-Ciência_Estação 5 Chafariz.pdf
- Trilho-da-Ciência_Estacão 6 Água.pdf
- Trilho-da-Ciência_Estacao 7 Sustentabilidade.pdf
- Trilho_da_Ciência_Estação 8 Saúde.pdf
Autores:
Maria Clara Firmino
João Laranjo
Diogo Cardante
Carolina Pisco
Matilde Queirós
Martim Bombico
Afonso Cardoso
Sofia Serrão
Carolina Nunes
Joana Oliveira
Maria Inês Nascimento
Laura Gameiro
Filipe Teixeira
Adelina Fonseca
Aurora Costa
Cíntia Couto
Claúdia Almeida
Dinis Zabumba
Odete Ruivo
Virgínia Silva
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
A participação no projeto Eco-Trilhos, surgiu, em primeiro lugar, devido ao interesse dos alunos pela biodiversidade e meio envolvente e, por outro, pela preocupação com defesa do meio ambiente e da natureza. A sensibilização para a importância da sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, foram dois grandes impulsionadores do tema do Eco-Trilho, para o qual contribuíram as aprendizagens essenciais das disciplinas de História, Geografia, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e de Educação Física, do 8.º ano de escolaridade.
Os alunos visitaram a GESAMB em Évora para conhecerem o processo de separação de resíduos e encaminhamento para reciclagem e um aterro sanitário. Em seguida tiveram oportunidade de visitar o Ecocentro de Vendas Novas onde tiveram oportunidade de conhecer o local em que se procede a recolha seletiva de resíduos, complementar aos ecopontos que se encontram espalhados pela cidade.
Tendo como ponto de partida o Ecocentro, os alunos, organizados em grupos de trabalho, pesquisaram sobre locais com interesse paisagístico, cultural e social, que pudessem integrar as estações do trilho.
Após apresentadas e discutidas as várias propostas, os alunos, selecionaram as estações e delinearam o trilho através da aplicação “Wikiloc”. Cada uma das 6 turmas foi responsável por selecionar um ponto e foram posteriormente selecionados mais 2 pontos, de entre todas as propostas apresentadas, de forma a completar o percurso e dar resposta às exigências do concurso.
O Trilho contempla oito estações: Ecocentro de Vendas Novas, Caminho da Herdade da Ajuda, Biodiversidade, Sinalética, Chafariz, Água, Sustentabilidade e Saúde.
Numa fase posterior, os alunos realizaram o percurso do trilho, tiraram fotografias, realizaram pesquisas e responderam a um questionário com perguntas sobre as estações.
Em sala de aula, nos respetivos grupos de trabalho e com as informações recolhidas, com a colaboração dos docentes, elaboraram as fichas de atividade relacionadas com cada uma das estações.
Este Eco-Trilho irá integrar um projeto em desenvolvimento na freguesia de Vendas Novas denominado Eco-Freguesia.
Em síntese, podemos considerar este projeto constituiu-se numa mais-valia para os alunos, uma vez que permitiu, não só, o desenvolvimento de uma consciência cívica, ambiental, social, cultural, como também a valorização e respeito pela natureza e pelo património cultural. Para além das aprendizagens essências das diferentes disciplinas envolvidas, os alunos desenvolveram competências como: autonomia, relacionamento interpessoal, responsabilidade, espírito critico e de iniciativa.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: