Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica Vendas Novas n.º 1 (Vendas Novas)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco_Escolas_Eco-Trilho_EscolaBásicaN.º1-VendasNovas

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3,67 KM

Odete Ruivo
Virgínia Silva

2 - Memória Descritiva

A participação no projeto Eco-Trilhos, surgiu, em primeiro lugar, devido ao interesse dos alunos pela biodiversidade e meio envolvente e, por outro, pela preocupação com defesa do meio ambiente e da natureza. A sensibilização para a importância da sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis, foram dois grandes impulsionadores do tema do Eco-Trilho, para o qual contribuíram as aprendizagens essenciais das disciplinas de História, Geografia, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento e de Educação Física, do 8.º ano de escolaridade.
Os alunos visitaram a GESAMB em Évora para conhecerem o processo de separação de resíduos e encaminhamento para reciclagem e um aterro sanitário. Em seguida tiveram oportunidade de visitar o Ecocentro de Vendas Novas onde tiveram oportunidade de conhecer o local em que se procede a recolha seletiva de resíduos, complementar aos ecopontos que se encontram espalhados pela cidade.
Tendo como ponto de partida o Ecocentro, os alunos, organizados em grupos de trabalho, pesquisaram sobre locais com interesse paisagístico, cultural e social, que pudessem integrar as estações do trilho.
Após apresentadas e discutidas as várias propostas, os alunos, selecionaram as estações e delinearam o trilho através da aplicação “Wikiloc”. Cada uma das 6 turmas foi responsável por selecionar um ponto e foram posteriormente selecionados mais 2 pontos, de entre todas as propostas apresentadas, de forma a completar o percurso e dar resposta às exigências do concurso.
O Trilho contempla oito estações: Ecocentro de Vendas Novas, Caminho da Herdade da Ajuda, Biodiversidade, Sinalética, Chafariz, Água, Sustentabilidade e Saúde.
Numa fase posterior, os alunos realizaram o percurso do trilho, tiraram fotografias, realizaram pesquisas e responderam a um questionário com perguntas sobre as estações.
Em sala de aula, nos respetivos grupos de trabalho e com as informações recolhidas, com a colaboração dos docentes, elaboraram as fichas de atividade relacionadas com cada uma das estações.
Este Eco-Trilho irá integrar um projeto em desenvolvimento na freguesia de Vendas Novas denominado Eco-Freguesia.
Em síntese, podemos considerar este projeto constituiu-se numa mais-valia para os alunos, uma vez que permitiu, não só, o desenvolvimento de uma consciência cívica, ambiental, social, cultural, como também a valorização e respeito pela natureza e pelo património cultural. Para além das aprendizagens essências das diferentes disciplinas envolvidas, os alunos desenvolveram competências como: autonomia, relacionamento interpessoal, responsabilidade, espírito critico e de iniciativa.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: