Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)
1 - Identificação do Trilho
Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho Escola Básica e Secundária da Guia - Pombal
Tipo de trilho: 2
Extensão do percurso aproximada:
8,48 Km
Duração aproximada:
2 horas 9 minutos
N.º de postos/estações/paragens:
6
Tema do Trilho:
A vida Secreta da Mata do Urso
Temas das Estações:
1ª- Lagoa de São José
2ª- Lagoa das Correntes
3ª- Lagoa dos Linhos
4ª- Mata Nacional do Urso
5ª- Ecossistema Dunar
6ª- Praia do Osso da Baleia
Fichas de Estações:
- Trilho_Estacao_1_Lagoa_Sao_José.pdf
- Trilho_Estacao_2_Lagoa das_correntes.pdf
- Trilho_Estacao_3_Lagoa dos_linhos.pdf
- Trilho_Estacao_4_Mata_do_Urso.pdf
- Trilho_Estação_5 -ecossistema_dunar.pdf
- Trilho_Estaçao_6_Praia_Osso_Baleia.pdf
Autores:
Alunos do 2º ano do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural.
2 - Memória Descritiva
Memória Descritiva:
No âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural (módulo – Estrutura Dinâmica dos Ecossistemas) e de Técnicas de Turismo (Itinerários e Circuitos Turísticos) do Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental Rural do 2ºA, foi proposto aos alunos a participação no projeto “Eco-Trilhos” do Programa Eco - Escolas.
Os alunos começam por realizar uma pesquisa prévia dos possíveis locais com interesse paisagístico, cultural e social, que pudessem integrar a elaboração de um trilho de acordo com o tema proposto – Água e Biodiversidade. Discutidas as diversas propostas, definiram o local e começaram a desenhar o trilho na aplicação “Wikiloc”. O trilho comtempla as seguintes estações: Lagoa de São José, Lagoa das Correntes, Lagoa dos Linhos, Mata Nacional do Urso, Ecossistema Dunar e Praia do Osso da Baleia. Um dos professores fez uma visita prévia ao local, para verificar a viabilidade do trilho e, assim preparar o percurso a fazer com os alunos e, eventualmente, adaptar o guião de trabalho em sala de aula.
Feito isto, os alunos percorreram o trilho fazendo as suas anotações, tiraram fotografias, fizeram vídeos, identificaram espécies de flora e fauna, ao longo do percurso, ou seja, concretizaram as propostas de atividades de cada estação (6 estações).
Novamente em sala de aula, os alunos organizaram as informações/ material recolhido e algum fornecido pelos responsáveis e procederam ao preenchimento das fichas de conteúdo para as respetivas estações, com o apoio de livros de identificação, aplicações móveis e sites recomendados no guião disponibilizado.
A elaboração deste trilho permitiu desenvolver competências de trabalho colaborativo, de pesquisa orientada, de organização e sistematização de informação, utilização de diversas aplicações, como o “Wikiloc”, aquisição de técnicas de campo, como também a sensibilização da importância da biodiversidade, a valorização e respeito pela natureza e adoção de hábitos de vida saudável.
3 - Elementos Opcionais
Folheto Promocional do Percurso:
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: