Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Escola Básica Alexandre Herculano

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
Aproximadamente 6,5 km

Duração aproximada:
45 a 50 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Conhecer o Património Cultural e Natural

Temas das Estações:
1ª estação – Ribeira do Mergulhão (ponte de madeira): Biodiversidade/ Recursos hídricos
2ª estação – Parque Verde (“El Galego”): Biodiversidade/ Recursos hídricos e Espaço de lazer
3ª estação - Bombeiros Municipais: Medidas de Prevenção de Incêndios
4ª estação - Praça do Município: Diferentes áreas do saber
5ª estação - Capela da Senhora do Monte: Património cultural
6ª estação - Baloiço da Colina: Biodiversidade, Leitura e Lazer
7ª estação - Anfiteatro ao ar livre da Escola Básica Alexandre Herculano: Biodiversidade e Recreios com Vida

Fichas de Estações:

Autores:
Os professores do Clube do Ambiente e alguns professores Conselheiros Eco-Ecolas

2 - Memória Descritiva

Foi na primeira reunião de Conselho Eco-Escolas que se concordou fazer a inscrição neste desafio. O interesse foi comum a todos e muito em especial aos alunos do Clube do Ambiente, a maioria do 5ºano. Desde então, definiu-se o percurso e as estações que o iriam integrar. Promoveu-se a articulação interdisciplinar nas sete estações que compõem o nosso Eco-Trilho. Esta atividade passou a fazer parte da comemoração do Dia Eco-Escolas e Dia Mundial da Terra, realizada no dia 26 de abril (data com alteração à inicialmente definida). Atendendo ao tema do projeto de escola, o Eco-Trilho teve o nome de “Conhecer o Património Cultural e Natural”, onde envolveu as várias áreas do saber: Ciências Naturais, Matemática, Português, História e Geografia de Portugal, Educação Visual, Educação Física, Geografia, Educação Musical e obviamente a Educação Ambiental. Em todas as estações houve a interação de conteúdos curriculares de várias disciplinas. O percurso escolhido, foi de acordo com a disponibilidade de tempo por parte de todos, com a pertinência dos temas a tratar, e também aproveitando uma parte de um trilho já existente (estações 5 e 6). Nas restantes estações, os locais eram adequados à realização das atividades que fomos criando, de forma a enriquecer o máximo o Trilho e a envolver as diferentes disciplinas de uma maneira mais lúdica. O Eco-Trilho foi constituído por seis professores acompanhantes (todos eles pertencentes ao Conselho Eco-Escolas) e por um grupo formado por 32 alunos. Estes foram inicialmente distribuídos por seis equipas, que organizadas foram concretizando as várias atividades em cada uma das estações. Tudo correu muito bem e de acordo com o previsto.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: