Muros Com Vida

Enquadramento

O Projeto “Muros com Vida” é lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.

O Projeto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e agregador do espaço público, como espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.

O município, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.

Objetivos

– Chamar a atenção para a importância da preservação/recuperação de ecossistemas;
– Incentivar à preservação e valorização do espaço público melhorando o seu aspeto estético, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola;
– Trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da biodiversidade e sustentabilidade;
– Promover um novo olhar sobre os territórios, centrado na arte.

Definição do Trabalho e Metodologia

O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre em muros, dentro do recinto escolar ou em espaços afetos ao domínio público municipal, de livre acesso e uso coletivo, nomeadamente em espaços emblemáticos do concelho, em locais de passagem ou em edifícios. As pinturas  enquadram-se nos temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços Exteriores”,  devendo representar um ecossistema ou um conjunto de elementos que o compõe.
Entende-se por representação do ecossistema o desenho/pintura das relações bióticas e abióticas de uma comunidade de seres vivos de várias espécies (vegetais e animais) que habitam numa determinada área.

Valoriza-se a representação de ecossistemas nacionais e particularmente os que caracterizam o território onde se insere a escola.
Exemplos: uma floresta, um estuário ou outras zonas húmidas, ecossistemas litorais ou do oceano.

A concretização do projeto implica o planeamento e realização de uma pintura mural, que pode ser uma parede ou um muro, dentro ou fora da escola. Recomenda-se que a escola contacte com a autarquia, nomeadamente para pinturas fora do recinto escolar ou para solicitar apoio material. O recurso a parcerias nomeadamente: a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal, o Pingo Doce – projeto Bairro Feliz, é recomendado para garantir o sucesso do projeto.

  • Recomenda-se vivamente o recurso a parcerias que poderão por exemplo agilizar as tintas para a realização do mural.

Assim, as escolas:

  • Desenvolvem internamente o processo para seleção da(s) imagem(ns) a pintar;
  • Solicitam apoio à autarquia (município ou freguesia) para os materiais (preparação da parede, tintas, outros materiais)
  • Divulgam o projeto pelos meios ao seu alcance;
  • Realizam a(s) pintura(s), em articulação com a autarquia;
  • Enviam para a ABAE fotografias da(s) pintura(s) que realizaram.
Público-alvo

Alunos de Jardim de Infância, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo, secundário, profissional e superior.

Concurso Escolas

Elementos para concurso
Para apresentação do trabalho a concurso deverá ser feito o upload na plataforma Eco-Escolas dos seguintes elementos:

  • Fotografias: do processo/pintura; da totalidade da pintura; de detalhes.
  • Parceiros: identificar eventuais parcerias nomeadamente: a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal, o Pingo Doce – projeto Bairro Feliz, etc.
    Recomenda-se vivamente o recurso a parcerias que poderão por exemplo agilizar as tintas para a realização do mural
  • Memória descritiva que deverá incluir os seguintes elementos:
    i) identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura;
    ii) a razão da escolha desta imagem;
    iii) o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural;
    iv) a idade e forma como foram envolvidos os alunos.

 

Critérios
A avaliação dos trabalhos terá em conta os seguintes critérios.
– Seleção do muro/parede a pintar;
– Representação adequada do(s) ecossistema(s);
– N.º de elementos do ecossistema(s) representado(s);
– N.º de alunos envolvidos;
– Os alunos denotam conhecimento sobre o(s) ecossistema(s) e espécies;
– N.º de muros/paredes pintadas;
– N.º de parceiros envolvidos;
– Qualidade de execução da pintura;
– Criatividade/originalidade da pintura.

 

Concurso Municípios

A inscrição dos municípios neste projeto e a sua participação no concurso é opcional. Caso o município não se inscreva até 31 de março, a freguesia poderá fazê-lo a partir do dia 1 de abril. O concurso destina-se apenas a municípios.

Elementos para concurso
Para apresentação do trabalho a concurso deverá ser feito o upload na plataforma Eco-Escolas dos seguintes elementos:

  • Fotografias: das pinturas de cada escola.
  • Memória descritiva que deverá incluir os seguintes elementos:
    i) como motivou à participação das suas escolas;
    ii) de que forma apoiou as suas escolas a trabalhar no projeto;
    iii) como comunicou o projeto.

 

Critérios
A avaliação dos trabalhos terá em conta os seguintes critérios.

– % de escolas inscritas no projeto face ao número total de escolas inscritas no Programa Eco-Escolas;
– Criatividade/originalidade, técnica/qualidade das imagens pintadas pelas escolas do concelho;
– Ações de (in)formação sobre a biodiversidade, ecossistemas e recuperação dos mesmos;
– Divulgação por parte do município (n.º de publicações, etc.).

 

@Tiago Hacke | Município de Águeda

Ver Trabalhos 2022-2023
Ver Premiados 2022
Prazos
  • até 31 de março | inscrição da escola
  • até 31 de março | inscrição do município (opcional)
  • até 30 de maio | realização das pinturas
  • até 15 de junho | submissão das fotografias das pinturas.
Como Participar
Prémios
  • A ABAE premiará pelo menos 3 pinturas a nível nacional. Os premiados receberão um kit Faber Castel + livro biodiversidade + kit Eco-Escolas;
Júris

O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas e especialistas convidados da APA, DRAAC Açores, DRAAC Madeira, Quercus e ICNF.

Envolver as autarquias

Dado que algumas autarquias demonstraram interesse em apoiar as suas escolas na concretização deste projeto, e uma vez que os municípios são parceiros da ABAE na implementação dos Programa Eco-Escolas, foi criado um concurso para municípios que pretende distinguir e incentivar a colaboração escola-autarquia que se traduz geralmente em (in)formação sobre os ecossistemas, fornecimento de materiais e divulgação do projeto.

Para além dos municípios todos os parceiros locais que a escola conseguir angariar, devem ser mencionados na descrição do projeto.

Apesar de este ano, o concurso contemplar apenas os municípios é claramente recomendável que, quando possível, a freguesia colabore também no projeto, no que a escola necessitar. Geralmente é a preparação dos muros e as tintas para as pinturas.

Caso existam muitas freguesias envolvidas, a ABAE está a planear um concurso também destinado a freguesias no âmbito deste projeto.

Nota: este tipo de ação e colaboração é ainda valorizado no Programa Eco-Freguesias XXI.