Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 de Montelongo (Fafe)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

O Jardim do Calvário a dar cor e vida à parede da escola esbatida pelo sol.

Fotografias de detalhes:

Pintura do chafariz com taça central do Jardim do Calvário.

Parceiros:
Câmara Municipal de Fafe

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Jardim do Calvário é o mais relevante jardim público da cidade de Fafe. Com características do Romantismo, o jardim localiza-se no centro da cidade de Fafe, sendo um ponto de grande interesse da cidade.
O jardim apresenta uma estrutura retangular, murada e tem uma área de cerca de setenta metros de largura e cento e cinquenta metros de comprimento. Apresenta ainda elementos como um coreto oitocentista, um chafariz com taça central e um lago com patos e gansos, que podem ser observados por cima de uma ponte sinuosa e grotesca, de revivalismo gótico. A frescura dos cedros, tílias e carvalhos do norte aliados ao aroma maravilhoso das flores das tílias e do seu ambiente singular fazem do Jardim do Calvário uma autêntica cena de filme romântico.
Foi proposto aos alunos da Escola Básica 2, 3 de Montelongo um desenho/ pintura de um ecossistema local, num contexto de concurso. Foram muitas as participações e a escolha do melhor foi deveras difícil. O desenho escolhido recaiu neste jardim emblemático, tão conhecido pela gente de Fafe e seus visitantes, realizado por uma aluna do 6º ano, com problemas de saúde que a impedem de frequentar a escola com muita regularidade. Abraçar este desafio deu-lhe força e um novo brilho no olhar.
O mural realizado numa parede desbotada da escola foi essencialmente feito pelas mãos dessa aluna que brilhou em cada pincelada. Foi um passo enorme dado por ela e para ela.
A concretização do mural teve o apoio indispensável da autarquia que, logo após o envio do desenho/pintura e das suas dimensões, fez chegar todo o material necessário.
O mural tem cerca de 300 cm de largura e 250 cm de altura.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem representa o jardim mais emblemático e romântico da cidade de Fafe, com elementos ricos da fauna e flora, aliados a um ambiente acolhedor e fresco.

1º Divulgação do trabalho em forma de concurso a todos os alunos da escola;
2º Seleção do melhor trabalho do aluno, atendendo aos critérios de seleção;
3º Envio foto do desenho/pintura para a Câmara Municipal de Fafe e no material necessário à concretização do Mural com Vida;
4º Fornecimento do material necessário por parte da Câmara Municipal de Fafe;
5º Contorno do desenho na parede de carapinha da escola;
6º Pintura do Mural Com Vida : "Jardim do Calvário";

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Apenas a aluna, autora do desenho/pintura, com 12 anos de idade, foi responsável pelo Mural com Vida, dado as suas especificidades de baixa auto-estima e pouco sociável. O Mural à medida que ia ganhando forma, os alunos de toda a escola foram vendo e felicitando a menina, dando-lhe alegria e vontade de se mostrar aos outros. Esta atividade muito importante para a aluna, pois permitiu-lhe quebrar o ciclo do seu baixo auto-conceito.