Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/PE da Lourencinha (Câmara de Lobos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Parceria com o município de Câmara de Lobos no fornecimento dos materiais necessários à execução do trabalho.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A imagem pintada representa um ecossistema marinho, que podemos encontrar e visualizar no oceano e onde um conjunto de diferentes espécies (animais e plantas) vivem e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um ecossistema estável, equilibrado e autossuficiente.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A razão da escolha da imagem relacionada com o "Mar" deveu-se a diferentes fatores. Num primeiro momento e tendo em conta que no ano letivo anterior se tinha pintado um ambiente terrestre foi claramente votado um ambiente marinho. Depois o tema "Mar" é um dos temas fundamentais no programa Eco-Escolas. Por fim e tendo em conta que o estabelecimento também trabalha o projeto Escola Azul foi uma forma de fazer uma parceria deveras interessante.

Com o intuito de contribuir para mobilizar a comunidade para a prevenção dos ecossistemas e alertar para as alterações climáticas que têm levado à extinção em massa de várias espécies, decididos contribuir com a elaboração de uma pintura no recinto escolar, onde após a sua finalização podemos contemplar um espaço de educação, arte, contemplação, partilha e até mesmo de comunicação dos princípios de sustentabilidade. Tentamos através da pintura transmitir uma mensagem não só ligada ao “Mar”, como ao tema “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” que deverá sempre fazer parte do nosso dia-a-dia.
Numa primeira fase e após a aprovação do desenho a pintar pelos membros do conselho Eco-Escolas, a imagem foi reproduzida em esboço na parede situada no recinto escolar pelos professores coordenadores da atividade. Numa fase seguinte, com a ajuda dos alunos envolvidos no projeto foram dados os primeiros contornos dando cor e vida à imagem de todo o ecossistema representado. Ao longo de diferentes etapas a imagem foi sendo colorida na sua totalidade.
Numa fase final, os professores coordenadores deram os retoques finais até ser fotografada a imagem final. Essa mesma imagem embelezará o nosso recinto escolar, assim como, chamará atenção de todos os que nos visitam.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Alunos das turmas de 4º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos de idade. Os alunos além de terem sugerido diversas ideias ajudaram na pintura de todo o mural.