Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura vista de frente (campo)

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal da Ponta do Sol; Técnicos Operacionais da Câmara/Delegação (Pintura da base da parede em branco)

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O Ecossistema presente na pintura é o Terrestre, ao qual associamos os alunos/humanos passando a ideia da necessidade de um equilíbrio entre ambos.
Os elementos do ecossistema representados são:
Insectos; baratas (Blattaria); Borboletas (Danaus Plexippus); abelhas (Anthophila)
Aves; Gaivota(Larus Fuscus); Cagarra (Calonectris borealis); Bis-Bis (Regulus maderensis); Correcaminhos (Anthus Berthelotii Bertthelotti).
Plantas: Lauráceas (Lauraceae)/ Loureiro (Laurus nobilis).

Qual a razão da escolha desta imagem?
Ligação entre a Humanidade e Biodiversidade essencial no cuidado do Ambiente, e o trabalho de Silhuetas explorado nas Artes Visuais.
Contextualização:
Inicialmente o projeto foi apresentado e discutido em Reunião de alunos do Conselho Eco-Escolas e com a Docente de Expressões Artísticas. Depois de discutido o mesmo e o seu tema com as turmas, foi pensado quais os possíveis eco-sistemas a representar.
Visto que as turmas tinham realizado nas Artes Visuais/Expressões Artistas, o estudo sobre a Artista Lurdes Castro e exploração do seu trabalho sobre Silhuetas, decidiu-se representar o ecossistema escolhido dessa forma. Então os alunos disseram que também gostariam de realizar as suas silhuetas com as cores do ecoponto, sensibilizando para a importância da Politica dos 3R e da influência do lixo nos ecossistemas. Para incluir esta ideia pensamos em representar o ecossistema terrestre. Assim na ilustração poderíamos juntar as silhuetas dos alunos/seres humanos permitindo sensibilizar para a necessidade de haver um equilíbrio entre ambos e colocar o ser humano causador de desequilíbrio e destruição de ecossistemas em causa. Esta ideia foi acolhida por todos e o ecossistema terrestre, plantas e animais escolhidos e com os quais contactamos e/ou são representativos da nossa ilha, foram representados em silhuetas juntamento com os alunos/ seres humanos numa união perfeita.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
1º Plano:
Depois do projeto ter sido apresentado e discutido por todos os envolvidos, e ser decidido qual o ecossistema a trabalhar e definida a ideia/esboço da ilustração/Pintura, foi escolhida a parede da escola onde seria executada a ideia (pelo tamanho e localização - junto ao campo de futebol e sala de expressão Plástica), apresentado o projeto aos parceiros e pedido o material a Câmara Municipal.
2º Pesquisa:
Pesquisamos alguns animais que fazem parte do ecossistemae terrestre e os quais podemos observar na escola e à nossa volta , répteis, aves, insectos… Pesquisamos e escolhemos imagens dos mesmos, que imprimimos e alguns alunos recortaram.
3º Elaboração do mural:
Posteriormente foi escolhido um aluno de cada turma para sozinho ou com um colega, realizar uma postura para ser feito o contorno da Silhueta por outro colega.
Depois os alunos começaram a representar no mural os contornos das silhuetas dos animais e plantas imprimidos e recortados anteriormente. Passando de seguida às pinturas, onde cada criança pintou uma parte do projeto (parte de silhueta humana, um animal, uma folha..). Assim a pintura do projeto, inclui todos os alunos eturmas do 1º ciclo da escolas.
Durante o Projeto os alunos sugeriram e escolheram democraticamente uma frase para ser representada no topo do Mural, “Humanidade e Biodiversidade uma união Perfeita”, no entanto não conseguimos realizar esta ideia, ficando a mesma para ser executada posteriormente.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A idade dos alunos envolvidos é dos 6 aos 10 anos, alunos do 1º Ciclo do 1º ao 4ºanos.
Nalgumas aulas curriculares e de enriquecimento curricular, nas aulas de Artes Visuais/Expressões Artísticas e do Projeto SER Mindfulness, os alunos de cada turma foram realizando trabalhos no muro/parede, esboços/silhuetas (alunos, animais , plantas), pinturas com as várias cores escolhidas.