Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Externato Dom Fuas Roupinho (Nazaré)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho concluído

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
CM Nazaré

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Retrata um ecossistema marinho, no qual estão ilustradas alguns seres vivos, como estrelas do mar, búzios, algas, corais e o golfinho.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha do muro teve como principais critérios, a sua necessidade de recuperação estética, dado que o mesmo tinha sido alvo de inúmeros atos de vandalismo e ser um local de passagem dos alunos para a escola.
Relativamente à escolha do golfinho, está relacionada com o facto deste mamífero ter atualmente "residência" no mar da Nazaré, pelo que os alunos consideraram importante sensibilizar a comunidade para a preservação dos golfinhos e do seu ecossistema.
Salienta-se que usaram como fundo, um padrão às riscas semelhante ao das barracas da praia da Nazaré, pois reconhecem a importância da praia e do mar para o desenvolvimento da vila, pelo que é extremamente importante sensibilizar a comunidade para a sustentabilidade ambiental.

Regista-se, que primeiramente foi necessário pintar o muro de branco para servir de tela; posteriormente, com a ajuda de fita adesiva para fazer as marcações, foram feitas as riscas que sugerem os padrões das barracas das praias.
Seguidamente foi desenhado um círculo central, onde foram ilustradas várias espécies, concretamente as algas e os corais, que foram pintados diretamente sem a ajuda de qualquer molde, enquanto que para a ilustração das estrelas do mar, dos búzios e do golfinho foram feitos moldes em cartão usados para desenhar os contornos destas espécies, sendo posteriormente pintadas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O Trabalho foi realizado pelos(as) alunos(as) do curso de Esteticista e Auxiliar de Saúde do 11º ano, com idades entre os 15 e 18 anos, responderam ao desafio com empenho e entusiasmo e realizaram a pintura de reabilitação do espaço público de acesso ao Externato e produziram o seguinte vídeo https://vimeo.com/836704723 como resumo do processo.