Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3/S de Santa Maria (Vila do Porto)

Fotografias do processo/pintura:

Processo de pintura.

Totalidade da pintura:

2 muros pintados (totalidade da pintura).

Fotografias de detalhes:

Detalhe

Parceiros:
Câmara Municipal de Vila do Porto.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A escola resolveu pintar três muros (sendo um muito estreito e dois de dimensões maiores) - um com o ecossistema terrestre e outro com o ecossistema marítimo. Nos dois ecossistemas encontramos várias espécies de animais e várias árvores. Nas espécies animais temos a estrelinha (espécie endémica da ilha de Santa Maria), cão, gato, tartarugas, caranguejos, golfinho, peixes diversos, o tubarão baleia, ratão e as jamantas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Não escolhemos uma única imagem. A imagem representada nos muros foi composta com os diversos desenhos apresentados no concurso, tendo sido retirado elementos de cada uma das imagens.

1º. Procedeu-se à seleção dos desenhos, de onde foram retirados os diversos elementos;
2º. Preparou-se os muros, arranjo dos mesmos pelos funcionários da escola;
3º. Pintou-se os muros com primário e de seguida com tinta branca;
4º. Os elementos dos desenhos selecionados foram passados para acetato e reproduzidos nos muros.
5º. Pintou-se o fundo dos ecossistemas (mar e terra) com a técnica da esponja;
6º. E por último procedeu-se à pintura dos desenhos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Estiveram envolvidos alunos do 2º e 3º ciclos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos (cerca de 20 alunos) e 6 professores.