Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)
Parceiros:
Câmara Municipal de Castelo Branco – apoio na aquisição de tintas, pincéis, trinchas, tabuleiros.
Memória descritiva
Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Escolhemos um ecossistema terrestre ligado ao clima temperado mediterrâneo. Os elementos a salientar são algumas espécies animais como o coelho, o rato do campo, o chapim azul e a cegonha; espécies arbóreas como o sobreiro e espécies arbustivas como o rosmaninho, a giesta, a esteva, a margaça,
Qual a razão da escolha desta imagem?
Esta imagem, criada por um grupo de alunas do Conselho Eco-Escolas, foi escolhida porque representa elementos de um ecossistema predominante na região onde a escola se insere. Teve também como inspiração a agenda “Viver no Campo” da autoria de Luísa Ferreira Nunes, investigadora e ilustradora, que dinamizou uma palestra na escola, à qual as alunas assistiram.
Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Com base nos conhecimentos de Geografia, foi feita uma pesquisa sobre os ecossistemas em geral e sobre o que predomina na nossa região (Beira Interior Sul). As alunas identificaram as espécies vegetais e animais que pretendiam representar no muro. Posteriormente, desenharam com giz, os elementos que iriam pintar. Nas tardes livres, as alunas e a coordenadora do Eco-Escolas foram dando consecução ao projetado.
Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O nível etário das alunas é de 12-14 anos. O projeto foi divulgado num Conselho Eco-Escolas e houve um grupo de sete alunas que mostraram disponibilidade para o executar. Estas alunas fazem também parte do Clube Europeu que reúne semanalmente. Várias turmas do 1º ciclo foram também acompanhando com interesse o desenvolvimento do projeto.