Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Conclusão da pintura de um Ecossistema marinho

Fotografias de detalhes:

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura retrata um ecossistema marinho. Nela estão representados elementos como corais, plantas aquáticas e aglomerados rochosos. Estão ainda representados alguns seres vivos como tartaruga marinha, peixes e anémonas.
Pretendeu-se também recriar a sensação de movimento incluindo ondas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem foi selecionada tendo em consideração os ecossistemas locais. A escola encontra-se sediada numa localidade muito próxima da costa.
Foi também tido em consideração a estética do desenho, a criatividade do mesmo e a eventual dificuldade que exigiria ao pintá-lo no exterior.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Numa fase inicial, foi lançado o desafio a todos os alunos da escola, através de um concurso interno.
Pretendeu-se com esse concurso criar dinâmicas entre os alunos e as diferentes turmas (poderiam concorrer em grupo ou individualmente). Desse concurso surgiram várias pinturas de ecossistemas marinhos e terrestres. A seleção desta pintura ocorreu numa reunião do Conselho Eco-Escolas, mediante a votação de todos os elementos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
A autora da pintura é uma aluna de 7.º ano. Após a seleção da pintura lançou-se o desafio aos restantes elementos da turma que se mostraram bastante entusiasmados por poder contribuir (os alunos têm entre 12 a 14 anos).