Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Júlio Dinis (Vila Nova de Gaia)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
CM Vila Nova de Gaia
Clube UBUNTU
Clube Ganhar +Saúde
Projeto "DOVE - eu confiante"
Clube EcoEscolas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O trabalho apresentado foi fruto da articulação de várias estruturas da escola, com caraterísticas diferentes mas com pontos de vista comuns.
Por esta razão o resultado obtido desvia-se um pouco do pedido. Não temos um ecossistema bem definido ali representado, mas incentivamos à preservação e valorização do espaço público melhorando o seu aspeto estético, trabalhamos a expressão artística explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades centradas não no eu, mas no tu.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Como foi referido a imagem resulta da filosofia de vários clubes da escola. Cada um desses clubes possui um lema próprio: Clube UBUNTU (Eu Sou Porque Tu És - a ética do cuidado para com o outro); Clube Ganhar +Saúde (Pela alimentação e exercício, a saúde física e mental); Projeto "DOVE - Eu Confiante (autoestima e autoconfiança).
Todas estas filosofias junto ao Clube EcoEscolas, resultou em alunos estimulados, determinados e envolvidos e valorizando a vida no âmbito da biodiversidade e sustentabilidade.
Desta forma destaca-se o Sol, fonte de energia essencial para a vida naTerra. Depois a frase "O Teu Brilho é Top" que se adapta ao eu, ao tu, à natureza e à vida. As escadas e o imoji da mão indicam um caminho sempre ascendente, a valorização. O coração representa a vida e motivação, a ave, uma pomba da paz que trás de volta o equilibrio do planeta.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
Foram envolvidos vários clubes da escola no projeto de escolha do desenho a representar. Facilitou a questão de ter alunos a frequentar mais do que um clube. Depois de escolher a imagem principal de fundo (o Sol), cada clube sugeriu a colocação de uma imagem que o representasse. O coração veio do Clube Ganhar +Saúde, As escadas vieram do Projeto "DOVE - eu confiante", a nuvem e a "Pomba" do Clube EcoEscolas, a frase do Clube UBUNTU.
O processo de pintura do mural ficou a cargo de uma das turmas do 7ºano envolvidas no projeto Dove.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Dos 12 aos 14 anos