Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Totalidade da pintura

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Apesar de terem sido solicitadas parcerias ao município e à junta de Freguesias, não houve possibilidade de nos facultarem tintas. Aproveitamos tintas, que já tinham sido usadas na escola e fizemos depois várias combinações para obter novas cores.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A pintura realizada não retrata um ecossistema em específico, no entanto tem elementos que refletem as vivências dos alunos e a nossa escola. A nossa horta biológica tem um grande jardim de calêndulas. Os alunos pensaram em retratá-las como elemento principal da nossa pintura. Colocaram também uma andorinha, pois os alunos dedicaram o ano a estudá-las. A complementar a pintura, os alunos, em parceria com outra turma, quiseram colocar no centro das calêndulas, hotéis de insetos de forma circular de modo a que todo este ambiente colorido atraísse os insetos para este local.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos basearam-se no jardim da escola, cheio de calêndulas e quiseram dar cor a uns muros que delimitam a escola do espaço exterior. Há medida que íamos fazendo a pintura, os alunos que passavam não ficavam indiferentes e queriam participar. Por esta razão, para o próximo vamos estender a outras turmas a pintura dos restantes muros ainda por pintar e também o lado exterior do muro, para que todos possam admirar a beleza da natureza e sensibilizar para a sua proteção.
A imagem escolhida representa, de uma forma mais abstrata, como gostávamos que fosse o ambiente à nossa volta. Com as flores e folhas coloridas quisemos transmitir a riqueza e a diversidade da natureza, trazendo vida e vitalidade aos muros abandonados da nossa escola. Também pretendemos incentivar à apreciação da biodiversidade e lembrar da sua importância, inspirando as pessoas a valorizar e proteger a flora e a fauna que nos rodeia, aumentando a consciência sobre a preservação ambiental.
Este conjunto de imagens, que se pode prolongar para os restantes muros e ao longo dos anos letivos pretendemos também estimular a alegria e o bem-estar, pois este conjunto harmonioso de imagens evoca sentimentos positivos de admiração e bem-estar e realça uma ligação entre a natureza e o urbano que rodeia a escola.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
os alunos, no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento elaboraram várias pesquisas sobre murais e biodiversidade local e pintura urbana. Elaboraram um plano de várias ideias e concluíram que teriam de fazer uma ilustração que fizesse um apelo claro à importância da biodiversidade. Depois de planearem as várias etapas, procuraram ajuda junto de professoras de Educação Visual e Ciências Naturais, para que em conjunto pudessem escolher o melhor local. Quiseram também articular com o trabalho de outra turma que estava a fazer um trabalho de hotéis de insetos, e depois de verem o seu trabalho, estudaram como poderiam integrá-lo na sua pintura. Fizeram um levantamento das cores necessárias e juntaram materiais que havia na escola. Começaram então a pintar o mural com a colaboração de outras turmas.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Dos 12 aos 14 anos.