Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Muro com vida : alerta e esperança  num mar mais livre de plástico

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A parceria foi com a Câmara Municipal de Alcobaça que forneceu as tintas

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No muro feito pelos 11 alunos do 11ºE, com o intuito de alertar para a poluição oceânica, nomeadamente a plástica e podem ser observados diversos animais como a tartaruga, um cardume de peixes, uma baleia, um caranguejo, um tubarão, uma alforreca, uma lagosta, uma raia, diversos peixinhos de várias cores e tamanhos e alguns conjuntos de algas. Infelizmente todos estes seres vivos tem um aspeto em comum, são todos vítimas de poluição marinha, pois alguns deles acabam por morrer sufocados por vestígios de todo o tipo de plástico ou acabam mesmo até por engolir aspeto bem ilustrado na boca da baleia azul.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A escolha de uma imagem que possa “chocar” pois a baleia por um lado mas que também mostrar a beleza dos seres aquáticos comuns no Oceano Atlântico e a esperança que futuras gerações abram os olhos e mudem de atitude , dizendo não ao consumismo e ao uso do plástico são as fortes razões da escolha do ecossistema e dos seres emblemáticos que o compõem.

O trabalho começou por uma reflexão realizada em Cidadania e Desenvolvimento e depois passou para as aulas de Desenho A com a concretização do Desenho e projeto a colocar numa parede de azulejo do Pátio.
A parede teve que ser limpa pois tinha muitos autocolantes.
Depois foi dado o primário branco.
Foi feito o esboço/desenho na parede
Procedeu-se depois à pintura em que é visível a transição de um mar poluído para um mar limpo.
A luta contra a poluição plástica está bem presente no Muro com Vida!

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os 11 alunos envolvidos têm uma média de idade de 17 anos e desde que lhes foi proposto este projeto que se empenharam, aproveitando a temática deste ano para o Dia Mundial do Ambiente, a poluição plástica e as soluções para acabar com o sofrimento dos organismos dos ecossistemas marinhos.
Entusiasmados com a pintura do muro no pátio da escola outros alunos colaboraram, trabalho que mostrou muita interação e dinâmica entre alunos de diferentes idades e níveis de escolaridade.
Os alunos do Externato que adoram estar no pátio escreveram este problema retratado no muro tem de ter solução, o desespero e a tristeza dos seres vivos aquáticos afetados pelo mar de plástico são um forte alerta para que se trabalhe reduzindo a poluição plástica, aspeto que está visível na parte do mural em que cardumes coloridos nadam felizes!