Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Mural, pintura colaborativa entre os alunos do 2º L e o 4º grupo do JI.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Esta atividade foi realizada com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas e da União de Freguesias de Pontinha e Famões com a atribuição de tintas e pincéis.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
O ecossistema recriado é o existente no espaço verde da escola e também da zona envolvente. Onde se pode ver a interação dos pássaros que se alimentam apanhando minhocas, as abelhas que polinizam as flores. A pouca floresta autóctone ladeando uma das muitas ribeiras de Odivelas e os campos de trigo com o emblemático moinho da freguesia e no centro, uma menina que representa a geração que fará a diferença para manter e melhorar a biodiversidade.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem pintada sintetiza todo o percurso que os alunos do 2º L tiveram, desde a visualização de vídeos sobre os Ecossistemas e respetiva reflexão de grupo, até à observação cuidada do espaço envolvente da sua escola. No muro estão agrupados 7 desenhos, um dos quais é o contributo artístico do grupo 4 do JI num mini mural alusivo à obra do artista Miró, o qual pretende destacar os inúmeros muros que existem junto das ribeiras de Odivelas e que poderiam estar embelezados com este tipo de iniciativas.

Os alunos visualizaram alguns vídeos nomeadamente: Porque é que as abelhas são muito importantes? - RTP Ensina e (260) O que são os ecossistemas? - Tipos de ecossistemas para crianças - YouTube . Também observaram algumas fotografias das zonas envolventes à localização da sua escola (património natural e edificado) zonas de campo, floresta autóctone, pequenas ribeiras, o “Moinho da Laureana”, o “Memorial de Odivelas” e o “Mosteiro de São Dinis de Odivelas”. Também observaram algumas das espécies de flores, árvores, insetos e pássaros que habitam na zona verde do espaço escolar. Seguiram-se os desenhos em formato A4 e das 25 propostas foram escolhidos 6 desenhos que agrupados deram origem à pintura do muro com 6 metros de comprimento e 1 metro de altura. No grupo 4 do JI os alunos fizeram uma pintura alusiva à obra do pintor Miró para aplicar no mini muro.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Os alunos envolvidos tinham idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos. A atividade foi dinamizada pela professora do 1º ciclo que, de acordo com a grande temática Biodiversidade, trabalhou de forma interdisciplinar as disciplinas de Artes Visuais, Estudo do Meio, Português, Matemática, Cidadania e Desenvolvimento para a concretização deste projeto. Assim como a Educadora do JI trabalhou a Biodiversidade aliada às Artes Visuais e Conhecimento do Mundo com os seus alunos.