Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Foram parceiros no projeto:
- o Município de Torres Novas, que para além de disponibilizar as tintas, pinceis e rolos, para a execução final do projeto, ainda atribuiu um prémio municipal entre os projetos enviados pelas escolas do concelho - uma visita de estudo ao Oceanário de Lisboa, que os alunos desta escola usufruíram com entusiasmo.
- o OPExCATer (Observatório-Parque Experimental de Conhecimento e Ação Territorial), Museu Agrícola de Riachos e IPT (Instituto Politécnico de Tomar) com a realização de workshop aos alunos sobre a Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo e que resultou numa exposição de trabalhos dos alunos sobre a fauna desta, e cujos trabalhos estiveram na génese do projeto "Muros com Vida"
- Junta de freguesia que procedeu à lavagem das paredes a pintar.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema de zona húmida da Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo, que está classificado como sítio Ramsar.
Os elementos presentes na pintura são um Guarda-rios (Alcedo atthis) e um Milhafre preto (Milvus migrans)

Qual a razão da escolha desta imagem?
Estas imagens foram escolhidas de entre os trabalhos apresentados pelos alunos sobre a avifauna da Reserva do Paul do Boquilobo, espaço natural situado no limite sudeste do concelho. Muitos foram os trabalhos representativos da avifauna da reserva, realizados pelos alunos do 8º ano. A escolha recaiu nos trabalhos aplicados no projeto, não só pela sua qualidade, mas também por terem sido as espécies mais representadas pelos alunos, após a pesquisa efetuada, um guarda rios (Alcedo atthis) e um milhafre preto (Milvus migrans). A decisão da pintura de duas espécies em duas paredes distintas revelou-se a melhor opção uma vez que as aves representadas têm na realidade proporções diferentes.

A motivação aos alunos do 8ºano, iniciou-se com um vídeo sobre a Reserva do Paul do Boquilobo, seguido de um workshop realizado na escola, designado "Olhares sobre o Paul do Boquilobo", dinamizado por representantes do OPExCATer, IPT e Reserva do Paul do Boquilobo.
Posteriormente, nas aulas de Educação Visual, os alunos procederam à pesquisa sobre a avifauna da reserva e foram igualmente sensibilizados à ilustração/desenho cientifico. Alguns dos alunos realizaram uma visita de estudo à Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.
Nas aulas, os alunos selecionaram as espécies a representar através do desenho e pintura a aguarela. Do trabalho desenvolvido ao longo de alguns meses, procedeu-se à seleção dos trabalhos para a exposição itinerante, a iniciar na própria escola, e destes, selecionaram-se dois trabalhos com duas das espécies residentes, representativos do espaço da Reserva.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Com idades entre os 13 e os 16 anos e a frequentarem o 8º ano, os alunos de 3 turmas, foram envolvidos no projeto, durante as aulas de Educação Visual, com a realização de ilustrações, a maioria a aguarela, sobre a avifauna da Reserva do Paul do Boquilobo.