Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Profi. de Desenv. Rural de Serpa (Serpa)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Serpa

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Olival no alentejo
Flora endémica em vias de extinção - Linária-dos-olivais (causada pela substituição do olival tradicional por sistemas intensivos e superintensivos da exploração agrícola da mesma cultura)

Qual a razão da escolha desta imagem?
Os alunos propuseram e votaram numa intervenção alusiva à natureza através do Poeta Fernando Pessoa, particularmente no seu heterónimo Alberto Caeiro. Justificaram com a Visita de Estudo realizada ao Museu Fernando Pessoa e ao enquadramento na exposição sobre o poeta que estavam a organizar articulando transversalidade interdisciplinar e conjugando com a fundamental flexibilidade curricular. Da sua pesquisa identificaram uma espécie vegetal em vias de extinção em Serpa e Portugal devido à ação humana na atividade agrícola intensiva, a Linária-dos-Olivais (linaria ricardoi). A planta é representada simbolicamente e sem cor (representação do risco do seu desaparecimento).
“A linária-dos-olivais (Linaria ricardoi) só existe nos concelhos de Serpa, Ferreira do Alentejo, Beja e Cuba, é por isso endémica de Portugal.
Segundo a autarquia de Serpa, esta planta “é um tesouro do nosso património natural, uma planta emblemática dos sistemas agrícolas de sequeiro – olivais tradicionais, searas e pousios, onde tem sofrido um declínio galopante devido à expansão das culturas intensivas”. Na Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, encontra-se em vias de extinção. Foi, em 2022, embaixadora dos tesouros botânicos do Alentejo“

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
De acordo com as recomendações em regulamento da atividade.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
15 a 18