Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Trabalho final

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
Câmara Municipal de Sintra

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Ecossistema:
Tendo em conta a heterogeneidade de habitats do Parque Natural de Sintra-Cascais e a sua grande biodiversidade, tomou-se a opção de criar um desenho que representasse as áreas mais próximas dos alunos, nomeadamente, os cursos de água mediterrânicos permanentes (por ex: ribeira da Cabrela) e as dunas com florestas de Pinheiro Manso (Pinus pinea) e/ou Pinheiro-bravo (Pinus pinaster). Estas áreas facilmente reconhecíveis pelos alunos foram povoados com algumas das espécies representativas desses habitats.
Elementos presentes na pintura:
Chapim-azul; Peneireiro; Vaca-loura; Joaninha; Enguia-europeia; Boga-portuguesa; Escalo-do-sul; Salamandra-de-pintas-amarelas; Lontra; Cágado-mediterrânico; Borboleta-cauda-de-andorinha; Coelho-bravo; Javali; Raposa; Junco-flexível e Pinheiro-manso.

Qual a razão da escolha desta imagem?
Pela forte ligação da comunidade escolar à Ribeira da Cabrela através dos "Guardiões do Rio" (Projeto "Peixes Nativos") em que o Agrupamento tem desenvolvido nos últimos anos.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
No âmbito das atividades desenvolvidas pelos alunos que integram o Programa Eco-Escolas, foi tido em conta os objetivos do Concurso “Muros com vida”, nomeadamente, a compreensão da necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
Ao longo do 2º semestre houve a oportunidade de debater o tema, nas várias atividades realizadas nas sessões com os alunos Eco-Escolas, no âmbito do projeto “A Biodiversidade da minha escola”, na visita de estudo à ribeira da Cabrela e em jogos, como por exemplo, “Loto da floresta”.
Alguns alunos interessaram-se pelo projeto dando o seu contributo com ideias para os desenhos que integraram o desenho final “Muros com Vida”.
Imagem do projeto: "Muros com Vida” (compilação num único desenho das espécies de dos habitats representadas nos projetos individuais dos alunos).

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idade: 11-14 anos
A concretização deste projeto ficou a cargo dos alunos Eco-Escolas sobretudo, pelos alunos que elaboraram os desenhos, orientados pelo professor Joaquim Charrua.
O desenho foi projetado e uma aluna desenhou o esboço. Os alunos Eco-Escolas foram pintando nas várias sessões Eco-Escolas e, também, de forma autónoma sempre que tinham tempo disponível.