Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

A representação da  biodiversidade do espaço exterior da EB: Sendim

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A CIN que ofereceu as muitas tintas que necessitávamos para este projeto e outros que possam surgir

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
A EB. Sendim é uma escola do 1ºciclo com jardim de infância. Tem um espaço exterior muito grande, muito arborizado com zona ajardinada e espaço de horta. Ao longo dos últimos anos tem sido preocupação da comunidade escolar melhorar as zonas verdes criando áreas ajardinadas e mantendo o espaço destinado à horta como zona lúdico pedagógica, promovendo assim a biodiversidade.
Todo o espaço exterior está rodeado de carvalhos americanos (34). Pegas rabudas, melros e pardais são as aves mais frequentes no ecossistemas desta zona. Na horta existem várias árvores de fruta ( limoeiro, laranjeira, nogueira, aveleira ), as culturas da época e um lago com plantas de água e peixes. Na zona ajardinada as plantas são variadas, predominando com flor ( sardinheiras, camélias, malmequeres…). Fruto da campanha de requalificação da vegetação do Vale do Leça a EB. de Sendim, porque aderiu ao projeto, passou a ter vários medronheiros ainda jovens. Borboletas, bichos de conta, marias cafés, abelhas , minhocas… são insetos que facilmente encontramos no nosso espaço.
Ao projetarmos o desenho do nosso muro tivemos a preocupação que todos estes elementos, que referi anteriormente, estivessem presentes. Assim na pintura estão representados: os carvalhos americanos nas várias etapas de floração, já que é uma árvore de folha caduca. O medronheiro, as pegas, o melro e os pardais, as flores tanto na terra como nas floreiras feitas com pneus, a horta com o compostor, as culturas que no momento estão em crescimento ( tremoceiro, trigo e couves), o lago e muitos dos insetos que fazem parte deste ecossistema – caracóis, marias cafés, bicho da conta, abelhas, borboletas, minhocas e formigas.

Qual a razão da escolha desta imagem?
O tema do trabalho foi “a biodiversidade da nossa escola “representando o que nos rodeia, já que faz parte da identidade da escola. Nestes dois últimos anos temos realizado algumas atividades no âmbito do programa eco escolas que abordaram esta temática, por isso seria o reforçar das pesquisas já efetuadas, dos conhecimentos adquiridos e o reforço de algumas temáticas curriculares no âmbito do conhecimento do mundo/estudo do meio. Por ser a primeira vez que realizamos uma atividade deste género, achamos que deveria de ter a maior visibilidade possível e por isso termos escolhido a frente da escola.

Depois de termos a autorização para poder pintar a parede frontal do edifício, e a confirmação de que a CIN seria nosso parceiro ao nos fornecer pintas para efetuar o trabalho, o conselho de docentes reuniu e definiu a metodologia a adotar:
Cada turma definiria uma zona do espaço exterior para representação, pesquisaria sobre a sua biodiversidade, que posteriormente, representaria em desenho. De todas as produções realizadas pela turma seria escolhida uma. No final desta etapa teríamos 6 desenhos , tantos como as turmas participantes. Com esse material iriamos realizar o mural que seria o espelho da biodiversidade da nossa escola.
A primeira pincelada (em jeito de lançamento da primeira pedra como acontece nos grandes empreendimentos) seria dada pelos elementos convidados para o hastear da bandeira do programa eco-escolas.
A partir deste momento de forma organizada, cada turma pintaria a sua parte de forma a atividade estar concluída antes do dia 16 de Maio, data em que se realizaria a festa da família e assim divulgaríamos junto da comunidade educativo o produto final do trabalho.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Como abrangeu todos os alunos da escola, a idade dos intervenientes variou entre os 5 e os 10 anos de idade. Nesta atividade para além dos alunos, docentes e não docentes também participaram.
Coube a cada professor a gestão da realização do seu trabalho, mas o envolvimento de todos foi muito grande . A pintura realizou-se no tempo destinado à expressão plástica. Vários foram os momentos em que este trabalho extrapolou este período, ocupando intervalos e período do almoço, tal foi a dimensão do trabalho e entusiasmo nele colocado. No final o resultado ultrapassou as expectativas. Para as famílias que não costumam entrar na escola , o que viram foi muito do seu agrado. As outras foram acompanhando a evolução do trabalho com muito interesse e agrado.