Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB 2,3 de Madalena (Vila Nova de Gaia)

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Parte do muro pintado.

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
- Câmara Municipal de Gaia
- Junta de Freguesia da Madalena
- Patrocínio Tintas Barbot
- Comunidade educativa
- Assistentes operacionais

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
No Projeto Ecossistemas terrestres, aquáticos e aéreos.
Pintura no mural - Anfíbios

Qual a razão da escolha desta imagem?
Em termos de conteúdo seguimos as orientações sugeridas em relação aos ecossistemas e a representação de biodiversidade animal. Em relação ao padrão foi dada a continuidade ao projeto do ano anterior, inspirada na obra de Antoni Gaudí.

O Projeto assenta no entendimento da importância do recinto escolar enquanto espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação, espaço de convívio, de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.
Inicialmente os alunos mediram os 2 muros e desenharam o projeto, pesquisaram, selecionaram os animais, desenharam em papel reutilizado e ilustraram, pintaram com tintas acrílicas a base do projeto, e colaram os desenhos. Fizeram as alterações necessárias ao projeto inicial e pintaram parte de um muro.
O tema selecionado prendeu-se com os temas do ano Eco-Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar “e “Espaços exteriores”. Os alunos representaram diversas espécies. Deram asas à sua imaginação e criatividade.
Este projeto permitiu a articulação com parcerias. Permitiu a participação de alunos do Clube dos artistas da escola, do Clube Eco-Escolas, de outros alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade, de professores e colaboração de funcionários.
O processo criativo foi muito interessante, desde a elaboração e seleção dos esboços, passando pela pintura, pelo convívio salutar e troca de experiências. Resultou num projeto de um mural artístico, inspirado nas formas sinuosas e coloridas dos mosaicos de Antóni Gaudí e representativo da preservação da biodiversidade.
Deste projeto em papel foi pintado uma pequena parte no muro. A execução do restante muro está programada para o próximo ano letivo.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
Idades 11-15 anos. Os alunos foram convidados a participar pelos professores e aderiram com empenho.