Muros Com Vida – Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/PE e creche da Nazaré (Funchal)

Fotografias

Fotografias do processo/pintura:

Totalidade da pintura:

Pintura do mural com vários elementos de fauna e flora

Fotografias de detalhes:

Parceiros:
A escola contou com o apoio do Município do Funchal que forneceu o material necessário para a concretização do projeto.

Memória descritiva

Identificação do ecossistema e elementos do ecossistema presentes na pintura:
Na pintura está representado o ecossistema terrestre com diferentes elementos da fauna e flora, mais concretamente pássaros, vários insetos (abelhas, borboletas, formigas, joaninhas, gafanhoto,…), árvores, plantas, flores, lagartixa, minhoca, caracol.

Qual a razão da escolha desta imagem?
A imagem representa a necessidade de se preservar o meio ambiente, dando-se realce para as aves e plantas, algumas endémicas da nossa ilha, assim como para os insetos em especial abelhas e joaninhas.

Qual o processo de trabalho/dinâmica/metodologia que conduziu à elaboração do mural:
O projeto “Muros com Vida” foi apresentado pelas coordenadoras no Clube Guardiões do Planeta, aos alunos de 3º ano, iniciando-se a atividade com uma chuva de ideias sobre o ecossistema terrestre. Nas aulas de Tic os alunos realizaram uma pesquisa sobre a biodiversidade terrestre dando-se destaque a espécies endémicas da Ilha da Madeira. Nas aulas de clube, os alunos elaboraram e pintaram desenhos relacionados com o ecossistema terrestre e elementos de espécies endémicas: o Bis bis, o tentilhão, o massaroco, a estreleira, entre outros. Após os esboços em papel optou-se por pintar na parede de exterior, elementos de vários desenhos valorizando-se assim o trabalho de um maior número de alunos.

Qual a idade e forma como foram envolvidos os alunos?
O projeto foi apresentado às turmas de 3º ano que realizaram a pesquisa nas aulas de Tic e elaboraram os desenhos nas aulas do Clube Guardiões do Planeta. Aquando da realização das pinturas, ou seja, o contorno das figuras e a pintura das mesmas na parede do edifício, foram envolvidos alunos das restantes turmas e de várias faixas etárias entre os 7 e 10 anos.